Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Cidades

novo foco

Novo plano estadual anti-drogas concentra forças no tratamento

Foto: Renê Dióz/OD

Solenidade de lançamento do Plano contou com líder do movimento Amor Exigente, Mara Silvia Carvalho de Meneses

Solenidade de lançamento do Plano contou com líder do movimento Amor Exigente, Mara Silvia Carvalho de Meneses

O governo do Estado está mudando aos poucos sua estratégia de combate aos danos causados pelas drogas nas famílias mato-grossenses no novo Plano Estadual de Enfrentamento às Drogas, lançado na manhã desta quarta-feira. Embora não deixe de atuar com a repressão ao narcotráfico e a violência provocada por ele, o atual Plano se diferencia por combater as drogas priorizando o tratamento dos dependentes e desencorajarando o uso das substâncias.


A lógica agora é concentrar mais investimentos para atingir o mercado consumidor das substâncias entorpecentes, tratando os dependentes e conscientizando a população sobre os riscos, pois “é utopia dizer que vamos acabar com as drogas”, como afirmou a presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Ana Elisa Limeira.

Limeira menciona que, hoje, das 68 comunidades terapêuticas existentes em Mato Grosso, apenas 12 estão credenciadas para internações, com capacidade para 200 até dezembro. A meta do Plano é aumentar para mais de 5 mil o número de internações. O investimento pesado do Estado contará com 1% do orçamento de seis secretarias envolvidas na estratégia. Paralelamente, a conscientização sobre os riscos do uso de entorpecentes será protagonizada pelas Secretarias de Educação e Comunicação.

Essa gradual mudança de foco se deve ao fato de que “o mundo perdeu a guerra contra as drogas”, como enfatiza o titular da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Paulo Lessa, explicando que a repressão pesada ao narcotráfico deve deixar de ser a única e principal estratégia para combater os males das drogas.

Esta linha de raciocínio está cada vez mais em voga no Brasil e internacionalmente após governos terem percebido que o simples combate ao narcotráfico durante anos apenas agravou a violência e não gerou nenhuma diminuição significativa no consumo.

Segundo Lessa, em Mato Grosso o governo chegou à mesma conclusão após 15 fóruns realizados no Estado sobre o tema; as reuniões apontaram para a necessidade de se priorizar a atenção ao dependente e ao consumo, modificando a estratégia do governo.

A solenidade de lançamento do Plano Estadual na manhã desta quarta-feira contou com a presença de todo o secretariado envolvido e, após a assinatura do documento, contou com a fala da vice-presidente nacional do movimento Amor Exigente, Mara Silvia Carvalho de Meneses, homenageada na última segunda-feira com o título de cidadã mato-grossense pelo trabalho desenvolvido no Brasil e no Estado no tratamento de dependentes químicos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet