Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Focas têm comportamentos diferentes em relação aos filhotes

Você já deve ter ouvido alguma vez que todas as mães são iguais, o que muda é só o endereço. O ditado pode até servir para os humanos, mas um estudo publicado nesta quarta-feira (23) deixa bem claro: isso não vale para as focas-cinzentas.


A pesquisa publicada pela revista científica “Marine Mammal Science” foi a primeira a avaliar o comportamento das mães no seu próprio habitat. Os cientistas usaram um veículo de controle remoto equipado com uma câmera para fazer a observação dos animais.

Eles descobriram que cada foca tem uma personalidade própria e reage de maneira diferente aos estímulos externo e potenciais ameaças aos filhotes; o próprio veículo enviava tais estímulos, imitando sons de lobos. As respostas variaram desde a indiferença até a agressividade.

“Nossos achados mostram que não existe uma foca padrão. Indivíduos se comportam de maneira diferente e o fazem consistentemente. Descobrimos que algumas mães foca são muito atenciosas quando algo potencialmente perigoso se aproxima, enquanto outras mães mal tomam conta dos filhotes”, diz Sean Twiss, da Universidade de Durham, líder do estudo.

O que o grupo formado por especialistas das universidades britânicas de Durham e St. Andrews não soube responder, no entanto, é o motivo da variedade no comportamento.

“Se a atenção materna contribui para a forma, seria preciso perguntar por que a seleção não levou a um único nível ótimo de tomar conta dos filhotes”, afirma o coautor Patrick Pomeroy, da Universidade de St. Andrews. “Nossa próxima tarefa é descobrir se as diferenças de personalidade têm consequências na forma física”, completa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet