Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Dermatologistas fazem mutirão para diagnosticar câncer de pele

A campanha Nacional em Combate ao Câncer de Pele , também foi realizada em Rondonópolis. No sábado (26) seis dermatologistas, três cirurgiões plásticos e um oncologista ofereceram atendimento gratuito no Centro de Especialidades, Apoio e Diagnóstico Albert Sabin – Ceadas. O mutirão atendeu cerca de 450 homens e mulheres com o objetivo de detectar precocemente o câncer de pele e encaminhar para atendimento especializado.


Quem aproveitou a ação foi a aposentada Rosa Ferreira da Silva. Rosa conta que por causa da idade avançada ela tem manchas nos braços e no rosto. “Acho bom demais esse tipo de atendimento. Quanto mais cedo descobrimos a doença, mais fácil e rápido é o tratamento e a chance de cura”, afirma.

O coordenador da equipe, dermatologista Hélio Ceravolo de Caires Neto, esclarece que todos os pacientes são examinados clinicamente e com um aparelho chamado dermatoscópico. Em caso de lesão, pré-maligna ou câncer, as pessoas são encaminhadas imediatamente para a sala de cirurgia. Após o processo de retirada do material e enviado para análise, o paciente sai com o tratamento agendado.

Dados repassados pelos organizadores do mutirão revelam que no ano de 2010, pouco mais de 400 pessoas foram beneficiadas com a ação. E cerca de 10% delas, foi comprovado o câncer de pele. Hélio Ceravolo lembra ainda que três tipos de câncer estão diretamente relacionados com o sol, por isso é fundamental utilizar protetor solar todos os dias. “Nosso trabalho é voluntário. E é bacana porque sabemos que nossa ação está beneficiando muita gente e evitando complicações mais graves”, completa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet