Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Cidades

AEDES AEGYPTI

Cuiabá está entre as 3 capitais do país com risco de surto de dengue

Cuiabá está entre as três capitas do país com risco de surto de dengue. A informação faz parte do LIRA 2011 (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti) elaborado pelo Ministério da Saúde e divulgada nesta segunda-feira (5/12), em Brasília, pelo ministro Alexandre Padilha e pelo secretário de vigilância em saúde, Jarbas Barbosa.


Além da capital de Mato Grosso, também estão em situação de risco Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO). Cuiabá ficou com índice de infestação de 4,3%, contra 3,4% verificados no ano passado. De acordo com a sistemática de controle feita pelo Ministério, índice inferior a 1% é considerado satisfatório. Municípios com índice entre 1% e 3,9% estão classificados em situação de alerta. Acima de 3,9%, como é o caso de Cuiabá é considerado com risco de surto.

"Cuiabá os outros municípios vão ter que trabalhar muito para reduzir o risco. Se nada for feito agora, a situação pode piorar nos meses de janeiro de fevereiro, com o aumento da quantidade de chuvas. É preciso que os municípios em situação de risco cumpram todas as determinações do ministrério da saúde e mobilizem a sua comunidade para a prevenção e divulgação de novos casos", alertou o ministro

Ao todo, 48 municípios brasileiros estão em situação de risco para ocorrência do surto de dengue. O mapa da dengue elaborado pelo Ministério da Saúde revela ainda que 4,6 milhões de pessoas vivem em áreas de risco para a epidemia da doença.

Dezesseis estados brasileiros estão nesta siuação: quatro na região Norte, sete da região Nordeste, três no Sudeste, um no Centro-Oeste e um na região Sul.
Outros 236 municípios estão em situação de alerta (com índice de infestação entre 1% e 3,9%) e 277 possuem índice satisfatório, abaixo de 1%. Neste ano, o Lira foi ampliado para 561 municípios, o que representa um acréscimo de 53% em relação a 2010, quando foi realizafo o levnatemtno em 427 cidades.

Mais informações em instantes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet