Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

recomendações

SP recomenda vacinas contra febre amarela e sarampo antes das férias

A chegada das férias preocupa a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que resolveu alertar a população para a atualização da caderneta de vacinações para doenças como febre amarela e sarampo.

A chegada das férias preocupa a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que resolveu alertar a população para a atualização da caderneta de vacinações para doenças como febre amarela e sarampo. A recomendação foi feita antes que se inicie a temporada de viagens para regiões nas quais essas infecções são mais comuns como áreas rurais, de mata e ribeirinhas.


Disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), as doses contra febre amarela devem ser tomadas, no mínimo, 10 dias antes da viagem a zonas de risco. Quem recebeu vacina nos últimos 10 anos não precisa receber nova imunização. A prevenção é indicada para todas as pessoas acima de 9 meses de idade.

Já a vacina contra sarampo costuma ser administrada em bebês quando eles completam 12 meses. Uma segunda dose é aplicada quando as crianças completam de 4 até 6 anos. Adolescentes de até 19 anos são aconselhados a receber duas doses e adultos até 50 anos podem ficar seguros com apenas uma dose. A imunização deve ocorrer 15 dias antes das viagens às regiões de risco de contágio.

No estado de São Paulo, postos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h para atender a interessados nas vacinas. A capital conta com o Instituto Pasteur, na região central, para imunizações contra febre amarela. O funcionamento ocorre inclusive aos sábados, das 8h às 20h (veja lista completa de locais de vacinação aqui).

Áreas de risco
Os estados do Norte e Centro-Oeste, além de Minas Gerais e Maranhão são citados pela secretaria como áreas com risco de contaminação por febre amarela. Partes da Bahia, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina também foram lembradas como zonas de atenção.

Dentro do estado, a secretaria alerta para o perigo em cidades como Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Araçatuba, Jales, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Marília, Assis, Botucatu, Itapeva e Sorocaba.

Para que os cidadãos saibam identificam as doenças, a instituição lembrou que sintomas como febre e manchas avermelhadas no corpo podem indicar o sarampo, mesmo quando acompanhados ou não por tosse, coriza e conjuntivite.

Já a febre amarela costuma ser apresentar como uma doença que causa febre alta, calafrios, vômitos, dores no corpo e amarelamento da pele e dos olhos. É transmitida por mosquitos e pode levar à morte quando não tratada.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet