Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Hipertensos e diabéticos recebem tratamento gratuito em Rio Preto, SP

A preocupação com o crescente aumento de hipertensos da cidade fez alerta ao Sistema Único de Saúde de São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Dois programas de tratamentos específicos foram criados em todas as 25 unidades de saúde do município.


O programa “Hiperdia” tem duas linhas de frente: o “Tempero da Vida”, voltado a portadores de hipertensão arterial e o “Doce é a Vida”, para quem tem diabetes, tanto o tipo 1 como o 2. Atualmente, estão cadastrados no programa 30.948 hipertensos e 9.386 diabéticos residentes no município.

Ambos os programas consistem na oferta de tratamento por meio de acompanhamento de equipe capacitada para dar o suporte necessário à doença, bem como esclarecer dúvidas do paciente.

Para realizar o tratamento, basta que o hipertenso ou diabético procure a Unidade de Saúde portando documento de identidade e comprovante de residência. O indivíduo será cadastrado nos grupos e passará por acompanhamento periódico, tanto médico como de enfermagem, que vai monitorar a taxa de glicemia, peso e variações da hipertensão arterial.

Dentro dos programas, o paciente também tem acesso gratuito aos medicamentos indicados pelo médico, que podem ser retirados diretamente nas farmácias das Unidades de Saúde e orientação nutricional.

No caso de pacientes insulino-dependentes, o Ministério da Saúde, por meio do município, também cede mediante contrato de comodato, o aparelho portátil para aferição dos índices glicêmicos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet