Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Estado investe no atendimento humanizado de pacientes no Cridac

Seguindo as metas estabelecidas pelo Governo do Estado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac), oferece atendimento humanizado nas áreas de reabilitação dentro do Sistema Único de Saúde.


Atualmente o Cridac conta com 133 Unidades descentralizadas em 129 municípios do Estado que corresponde a 92% de cobertura nos municípios do Estado. O Governo do Estado de Mato Grosso aderindo à agenda social do Governo Federal e em parceria com o Ministério da Saúde investe na substituição do modelo de atenção com base em ações assistenciais para ações de inclusão social, respeitando as diversidades sob a perspectiva dos Direitos Humanos.

Segundo a diretora do Cridac Lúcia Provenzano, o avanço na prestação dos serviços se deve a política adotada pela atual Gestão, que instituiu o a excelência no atendimento aos usuários, que propiciam as pessoas com deficiência a reinserção na sociedade.

“Temos grande satisfação em atender os pacientes e perceber que nosso trabalho está sendo um diferencial na vida deles, uma vez que quando atendidos pelo Cridac, que é referencia em reabilitação na média e na alta complexidade, quando chegam a seus municípios podem dar continuidade aos trabalhos de reabilitação, no local onde moram, com a oferta de serviços continuados do Cridac já na baixa complexidade”, disse ela.

Com atendimentos de qualidade os resultados logo aparecem, como no caso do usuário Daniel Simão de 48 anos, que sofreu um acidente de moto em setembro e após cirurgias no obro e em uma das pernas já apresenta melhoras significativas.

“Quando o médico me liberou para fazer o tratamento de fisioterapia aqui no Cridac eu não conseguia mexer a perna e nem o braço, contudo após duas semanas de tratamento já consigo me locomover sozinho com a cadeira de rodas, o que pra mim é uma grande vitória”, disse ele. Perguntando ainda sobre o atendimento do Cridac ele enfatiza que a equipe de profissionais oferecem um tratamento de qualidade ao mesmo tempo em que lidam com os usuários com tranquilidade e sem pressa.

O motorista Roniel Felipe de 28 anos teve problemas de desgaste da rótula do ligamento do joelho devido às movimentos repetitivos. Ele esta na sua segunda sessão de fisioterapia e destaca a rapidez em que foi atendido no Centro. “Quando o médico me encaminhou pra fazer fisioterapia aqui no Centro eu pensei que fosse demorar pra começar, mas quando cheguei eles já marcaram o dia pra eu começar a fazer as sessões. E o que me deixou muito contente e saber que tudo e com hora marcada, então posso conciliar o trabalho com o tratamento”, disse ele.

NÚMEROS - De 2007 a outubro de 2011, o Cridac atendeu 189.592 pacientes, o que resultou em 636.433 atendimentos realizados em média e alta complexidade, enquanto nas Unidades Descentralizadas foram atendidos 936.272 mil pacientes, resultando em 5.059.415 atendimentos. Do total de atendimentos da Rede Estadual de Reabilitação (Cridac e UDR’s) foram realizados 5.695.848 procedimentos de 2007 a outubro de 2011.

A Oficina de Produção Ortopédica se destacou nos últimos cinco anos em relação à produção e atendimento. Foram concedidos 15.832 aparatos ortopédicos.

Além da Oficina instalada na Unidade Central do Cridac, serão descentralizadas duas Oficinas Ortopédicas para os municípios de Sinop e Cáceres, numa parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e o Ministério da Saúde.

Para viabilizar a implantação, Mato Grosso foi pioneiro na realização do 1º Curso de Formação Técnica Nível Médio em Órteses e Próteses, tendo por objetivo formar profissionais da Saúde para trabalharem nas Oficinas Ortopédicas do Estado.

O Cridac também oferece aos usuários do SUS, os serviços do Centro de Referência Estadual de Atendimento ao Deficiente Auditivo (Creada). O Centro tem por objetivo executar os serviços de concessão e adaptação de prótese auditiva, bem como a orientação e acompanhamento aos pacientes, tendo em vista a necessidade de atendimento integral, abrangendo a promoção, prevenção, assistência e reabilitação. No período de 2007 a outubro de 2011 foram concedidas 8.492 próteses auditivas.

O Setor de Saúde da Mama foi implantado no ano de 2006 para realizar atendimentos na área de oncologia mamária pré e pós - cirurgia de mama, desde sua implantação já foram atendidos 7.934 pacientes.

Criado em 1976 o Centro se tornou referência em atendimento de média e alta complexidade para pacientes com necessidades especiais, contando com serviços de excelência na área de fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Enfermagem, Acupuntura, Psicopedagogia, Nutrição, Psicologia, Laboratório de Voz, Brinquedoteca, Arteterapia, Atendimento em Grupo e Atendimento de Atenção à Saúde da Mama.

O Setor de Especialidades médicas conta com serviços de Ortopedia, Fisiatria, Otorrinolaringologia, Neurologia, Neuropediatria, Urologia, Cardiologia, Pediatria, Clínica Geral e Anestesista.

O setor de média e alta complexidade oferece serviços de Prótese e órtese Ortopédica, Prótese Mamária, Impedanciometria, Audiometria, Prótese Auditiva, Bera, Eletrocardiograma, Eletroneuromiografia, Adequação Postural em Cadeiras de Rodas (Tecnologia Assistiva).

O Cridac está localizado na Rua Joaquim Murtinho, 1556, no bairro do Porto, em Cuiabá.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet