Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

eficiência

Sexo da pessoa não altera eficiência da depilação, explica dermatologista

A procura de homens por serviços de depilação também aumenta com a chegada do verão, e eles têm as mesmas opções das mulheres para a retirada dos pelos indesejados. Segundo os médicos, seja o cliente do sexo masculino...

A procura de homens por serviços de depilação também aumenta com a chegada do verão, e eles têm as mesmas opções das mulheres para a retirada dos pelos indesejados. Segundo os médicos, seja o cliente do sexo masculino ou feminino, as técnicas e os cuidados nessa hora são praticamente iguais.


Para Luiz Guilherme Martins Castro, coordenador da área de dermatologia do Laboratório Fleury, os pelos de homens e mulheres são muito parecidos do ponto de vista prático. As principais diferenças são o local onde eles mais nascem e a quantidade. “Nas mulheres, é mais comum depilar virilha, axilas e pernas. Já os homens costumam depilar barba, peito e costas.”

Essa distribuição de pelos ajuda a diferenciar homens e mulheres em um conjunto de características conhecido como caracteres sexuais secundários. O feminino tem marcas como quadril e seios maiores, enquanto o masculino convive com mais massa muscular e a voz mais grave.

Acima dessas diferenças, estão os caracteres sexuais primários: órgãos como ovários e útero para mulheres e testículos e pênis para homens.

Mas mesmo com corpos diferentes, homens e mulheres respondem bem às técnicas de depilação, segundo Luiz Guilherme. “Na prática, os homens chegam até a se apoderar do 'know-how' das mulheres sobre depilação”, explica o dermatologista. “Não existe nenhuma novidade ou algo específico que seja feito só para homens na hora da retirada dos pelos.”

Laser
Métodos definitivos como o da depilação a laser também são procurados por homens interessados em ter menos pelos no corpo. “É uma prática bem eficaz: você queima o bulbo do pelo e impede ele de crescer”, diz Luiz Guilherme. “Com algumas sessões, muitas pessoas conseguem deixar de produzir pelos em várias áreas.”

É recomendável que indivíduos com tons de pele mais escuros evitem o uso do laser, assim como aquelas com pelos mais claros e finos. “Mas, para ter certeza da indicação, é melhor consultar um dermatologista antes”, afirma.

Entre os problemas decorrentes do uso incorreto de laser estão queimaduras e manchas na pele. Em casos raros, é possível que a técnica tenha o efeito contrário e aumente o número de pelos. Para Luiz Guilherme, problemas cutâneos graves, como câncer, não surgem com a aplicação de laser para depilação. “Essa técnica também causa menos irritação do que ceras e lâminas.”

Quem tem interesse em se depilar deve higienizar a pele e evitar substâncias como perfume e cremes antes das sessões, independente da técnica utilizada. “Pessoas com feridas em regiões pontuais também precisam tomar cuidado para não contaminar o resto do corpo”, alerta o médico.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet