Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Saúde do Estado alerta foliões sobre alimentação saudável

Durante o carnaval alguns cuidados com a alimentação, faz do folião um cidadão consciente com sua saúde.


Carnaval é sinônimo de festa e alegria. É preciso, porém, estar atento ao desgaste físico e ao consumo de álcool associados a este período. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) alerta a população sobre a importância de alimentar-se bem. Entender que este período requer alguns cuidados com a alimentação, faz do folião um cidadão consciente com sua saúde.

Diariamente o corpo perde em média 700mL de água. Esse valor pode aumentar devido a alguns fatores como atividades físicas prolongadas e clima quente e seco. Nas atividades que demandam grande gasto de energia é importante uma dieta balanceada, rica em carboidratos e água. Por isso é preciso estar atento durante a folia para não comprometer a saúde.

A desidratação pode provocar aumento da temperatura corporal e da frequência cardíaca, náuseas, e câimbras além de diminuir o rendimento físico e a transpiração. O consumo de bebidas alcoólicas e bebidas cafeinadas além de tóxicas ao organismo possuem efeito diurético, aumentando o risco de desidratação.

As bebidas isotônicas podem substituir a água quando a pessoa tem grande perda de líquido pela transpiração, já que despende de elevada quantidade de sódio e outros minerais. Para as folias de curta duração, alimentos como batata, pão, biscoitos e massas fazem o pâncreas liberar grandes quantidades de insulina devido a alto índice glicêmico que possuem , produzindo energia e retardando a fadiga.

Essas recomendações não podem ser aplicadas as pessoas que possuem alguma necessidade médica ou restrições alimentares. Neste caso deve-se procurar um acompanhamento profissional e seguir as orientações.

É preciso dar ao organismo os nutrientes necessários à sua manutenção, o ideal é equilibrara alimentação. A pirâmide alimentar ajuda a entender como equilibrar esses alimentos diariamente. Os alimentos são agrupados de acordo com suas funções e nutrientes. Na pirâmide, a base larga indica os alimentos mais necessários e que devem ser mais consumidos, a medida que vai encurtando, diminui-se a necessidade de consumir esses tipos de alimentos.

No grupo 1 os alimentos responsáveis pelo fornecimento da maior parte das energias, são os cereais, pães, raízes e tubérculos. No segundo grupo estão os alimentos reguladores, ricos em vitaminas e sais minerais, fibras e água (hortaliças e verduras). O grupo 3 traz as frutas, ricos também em vitaminas, sais minerais e água. Os alimentos construtores, ricos em proteínas, cálcio, ferro e zinco - leite, queijos e bebidas lácteas e fazem parte do grupo 4, na sequência carnes e ovos , com o grupo 5e feijão, soja e ervilha encerram a área construtora.

Óleos, gorduras, açúcares, balas, chocolates, salgados, são alimentos energéticos e muito calóricos, estão no grupo 7 e 8, e devem ser consumidos com moderação e em pequenas quantidades.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet