Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

humanização

Estado lança Rede Cegonha em atenção à saúde da mulher

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), lança a Rede Cegonha, que agrega um conjunto de ações, fundamentadas nos princípios da humanização e assistência do Sistema Único de Saúde (SUS), pelas quais mulheres, recém-nascidos e crianças tem direito ao acesso, acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal bem como a atenção à saúde da criança de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade. O ato de lançamento acontece na segunda–feira (12), às 14 horas, no Auditório da Secretaria de Administração (Sad), Centro Político Administrativo.


Segundo a Superintendente de Atenção à Saúde da SES e coordenadora do Grupo Condutor Estadual de Trabalho da Rede Cegonha, Edite Eunice de Souza, a ação faz parte do Plano do Governo Federal em atenção a mulher e a criança, com objetivo de reduzir a mortalidade materna e infantil no país também com ênfase no componente neonatal.

As ações previstas na estratégia da Rede Cegonha envolvem toda a rede de assistência, ampliando e melhorando as condições para que as mulheres possam dar à luz e cuidar de seus bebês com atendimento adequado, seguro e humanizado no SUS. Estas ações vão fortalecer o modelo de atenção à saúde que vai desde o planejamento familiar à confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal, parto, pós-parto, até os dois primeiros anos de vida da criança.

A Superintendente explica, que a Saúde do Estado vai passar a fomentar a implementação de um novo modelo de atenção à saúde da mulher e saúde da criança com foco na atenção ao parto e ao nascimento e no desenvolvimento infantil de zero aos 24 meses, além de trabalhar na organização de uma Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil que garanta acesso, acolhimento e um atendimento resolutivo.

A Rede Cegonha será implantada a principio na região metropolitana do vale do rio Cuiabá e na região Sul do Estado, Rondonópolis e os municípios de abrangência. “Rede Cegonha vai ser implementada, gradativamente, em todo Mato Grosso respeitando os critérios epidemiológicos, tais como taxa de mortalidade infantil, razão de mortalidade materna e densidade populacional”,explicou.

Capacitação: No dia 13 de março haverá reunião de trabalho com representantes do Ministério da Saúde e Superintendências da Saúde do Estado envolvidas diretamente na Plano de Ações da Rede Cegonha e de representantes do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde, afim de operacionalizar a Rede Cegonha no Estados e Municípios contemplados nesta primeira etapa.

No lançamento estarão presentes o secretário de Estado de Saúde,Vander Fernandes, Superintendente de Atenção à Saúde, representantes do Ministério da Saúde,do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde( COSEMS), demais secretários de Estado, autoridades políticas e outros atores envolvidos na atenção à mulher e a criança.

As informações são da assessoria da SES-MT.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet