Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Vigilância promove ações no dia de combate a tuberculose

Em 24 de março de 1882 o médico e microbiologista alemão Robert Koch comunicou sua descoberta, a do bacilo da tuberculose, conhecido como bacilo de Koch e que ataca os pulmões. Este foi o primeiro passo para a eliminação da doença no mundo. Esta data foi instituída como o Dia Mundial de Combate a Tuberculose.


Em Barra do Bugres, na sexta-feira (23), a Vigilância em Saúde promoveu ações para orientar sobre os sinais e sintomas da doença. Em parceria com a equipe do Programa Saúde da Família (PSF/Primavera) foi realizada palestra e encenação teatral na Escola Municipal Guiomar de Campos Miranda; com a equipe do PSF Nova Esperança ocorreu panfletagem em suas proximidades.

Visando conscientizar um público ainda maior, a coordenação da Vigilância em Saúde, Mara de Souza, enviou ofício a todas as escolas do município informando sobre o Dia Mundial de Combate a Tuberculose, bem como informações sobre a doença e sugerindo que o assunto fosse discutido em sala de aula.



A doença



A tuberculose é considerada uma doença socialmente determinada, pois sua ocorrência está diretamente associada à forma como se organizam os processos de produção e reprodução social, como a implementação de políticas de controle da doença, diretamente relacionados ao modo de viver e trabalhar do indivíduo.

A tuberculose no mundo

- 9,2 milhões de casos novos no mundo; no Brasil 80 mil a cada ano

- entre as doenças infecciosas, é que mais mata. No mundo, a cada 10 segundos uma pessoa morre por tuberculose, 8 mil por dia, 60 mil por semana e 2 milhões por ano. No Brasil morrem 6 mil cada ano

- 100 mil crianças morrem a cada ano por tuberculose

- 1 milhão de mulheres morrem a cada ano por tuberculose, deixando milhões de crianças órfãs

- 1/3 da população mundial está infectada com o bacilo da tuberculose

- cada doente com tuberculose pulmonar sem tratamento contamina de 10 a 15 pessoas

- 490 mil casos de tuberculose multirresistente – 5% do total de novos casos – de que resultam 110 mil mortes cada ano

Sintomas

O principal sintoma da tuberculose é a tosse seca persistente que com o passar dos dias, se torna em uma tosse com sangue ou com pus. Os outros sintomas são: mal estar geral; dor torácica; perda de peso; anorexia; suor noturno exagerado (chega a molhar o lençol); produção de escarro esverdeado ou amarelado pela manhã; febre, especialmente ao entardecer; dificuldade respiratória; cansaço.

A tuberculose pode afetar outros órgãos do corpo além dos pulmões, esta condição é denominada tuberculose extrapulmonar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet