Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Usar luvas e lavar bem as mãos evitam alergias a produtos de limpeza

Quem lida muito com produtos de limpeza – donas de casa, diaristas ou qualquer outra pessoa que faz faxina – eventualmente pode desenvolver alguma alergia a produtos de limpeza. Pode ser desde um detergente ou sabão em pó até água sanitária e desinfetantes, entre outras substâncias.


Ao contato com esses compostos, o organismo de indivíduos mais sensíveis faz surgir irritações na pele, coceira, manchas, bolinhas vermelhas e lacrimejamento nos olhos, entre vários sintomas.

Segundo o toxicologista Sérgio Graff e a pediatra Ana Escobar, colocar luvas e higienizá-las após o uso, lavar e secar bem as mãos depois da faxina e não misturar produtos ajudam muito a evitar reações alérgicas.

Os médicos também destacaram a importância de ler sempre o rótulo e explicaram o caminho que a alergia percorre no corpo humano. Além disso, eles deram dicas de primeiros socorros em casos de acidentes ao ingerir, inalar ou respingar nos olhos um produto de limpeza.

Como ocorre a alergia
Após usar um produto muitas vezes seguidas, o corpo o classifica como uma substância irritante. Quando isso acontece, o composto é absorvido por pequenos buraquinhos que existem na pele. Nessa hora, os glóbulos brancos (células de defesa no sangue) produzem anticorpos específicos para aquela substância.

Os anticorpos, então, atacam o elemento estranho e o carregam para células (mastócitos) que ficam no sangue e funcionam como uma "caçamba", retirando os "inimigos" do sangue.

Quando os mastócitos são ativados, liberam histamina, substância que provoca reações no corpo. Imediatamente, a região afetada começa a coçar. O coração acelera, as vias aéreas se estreitam e o ar passa com mais dificuldade. Além disso, o intestino se contrai para tentar eliminar os alérgenos.

Em casos de alergia muito intensa, a substância pode provocar um choque anafilático, ou seja, uma reação muito mais forte e generalizada, capaz de levar à morte. Podem aparecer manchas vermelhas na pele, parte do corpo ficar inchada e até fechar a glote, prendendo a respiração.

Dicas de primeiros socorros
- Se o produto foi ingerido: Não provoque vômito. Na volta do produto, ele pode machucar o esôfago e a garganta. Também não dê nada para a pessoa comer ou beber no caso de ela estar inconsciente. Leve-a ao hospital imediatamente.
- Se respingou no olho: Lave bem os olhos com água fria e corrente. Evite colocar nos olhos objetos sujos ou outros produtos, como sabonete e xampu. Apenas lave bem com água corrente.
- Se foi inalado: Se passar mal após sentir o cheiro da substância, vá para um local aberto.
- Se houver choque anafilático: Chame o socorro imediatamente ou leve a pessoa ao hospital.

Antialérgicos
O remédio anti-alérgico é um anti-histamínico. Basicamente, funciona como um bloqueador do mastócito, impedindo que a histamina seja liberada e, consequentemente, o produto cause uma reação em cadeia no corpo.

Além de comprimidos, a indústria farmacêutica já fabrica medicamentos em forma de spray nasal e gota para os olhos. Em todos os casos, o uso deve ser prescrito pelo médico.

Não compre nem use
- Produtos de limpeza vendidos por ambulantes em carros, peruas, caminhões, etc
- Produtos vendidos em garrafas de refrigerante e outras bebidas
- Produtos que não tenham data de fabricação, prazo de validade e número de lote
- Produtos cujas embalagens pareçam ter sido abertas, estejam amassadas, enferrujadas, estufadas, rasgadas ou furadas
- Produtos que estejam em grandes volumes (barris ou tonéis) e que são passados para outra embalagem na hora da compra
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet