Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Fitoterápicos podem causar efeitos colaterais, afirmam especialistas

Medicamentos feitos à base de plantas podem causar efeitos colaterais assim como os remédios industrializados, alertam os especialistas. Segundo eles, a maioria das pessoas acredita que pelo fato do produto ser natural não há contra-indicações. O assunto é tema de um evento internacional que acontece na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara (SP).


“A maioria dos fitoterápicos tem interação medicamentosa e pode causar efeitos colaterais. Isso ocorre, por exemplo, com medicamentos usados para controle da pressão arterial”, diz a farmacêutica Paula Vicentin Fusco.

A fitoterapia vem sendo aplicada nas mais variadas especialidades médicas, desde a clínica médica até ginecologia, dermatologia e metabologia. Muitas pessoas optam por tratamentos fitoterápicos porque eles são naturais. Segundo a farmacêutica, o uso das plantas medicinais tem evoluído nos últimos anos porque as pesquisas na área estão dando mais suporte a ações como a padronização das medidas e a identificação de ervas e suas aplicações.

Em Campinas (SP), o uso da fitoterapia foi implantado na rede pública de saúde. O projeto foi regulamentado em 2006 pelo Governo Federal. “Temos tido resultados muito bons, principalmente, nos tratamentos de lesões de pele e feridas. Em casos de queimaduras nota-se um grande alívio da dor e rapidez na cicatrização”, diz a responsável pelo programa, Eloísa Cavissini Pimentel.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet