Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Hanseníase é prioridade de atendimento no sábado

A Sociedade Brasileira de Dermatologia está movimentando todo o Brasil para diminuir os quadros de Hanseníase no país. Em Rondonópolis, o Dia D reúne todos os profissionais da área no Município no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico Albert Sabin – Ceadas durante todo o próximo sábado (28), das 9 às 15 horas. A intenção é intensificar o diagnóstico precoce e facilitar o tratamento, evitando os casos mais graves da doença.


Rondonópolis ainda permanece com a incômoda liderança no ranking de casos da doença no estado do Mato Grosso. Para mudar este quadro, a gerente do Departamento de Ações Programáticas, Mariúva Valentin Chaves, salienta que todas as pessoas que apresentem manchas ‘suspeitas’ na pele, com sensibilidade local reduzida e cor vermelha ou esbranquiçada.

“Aproximadamente 95% dos parasitas causadores da hanseníase são eliminados na primeira dose do tratamento. Já neste período a pessoa não pode mais passar esta doença para as pessoas do seu convívio”, ressalta.

Historicamente tida como uma doença altamente contagiosa, a hanseníase, ou lepra, chegou durante décadas atrás a forçar o total isolamento de infectados. Atualmente, já não tão devastadora e com moderno tratamento, a enfermidade é totalmente eliminada em um apoio médico que pode durar até seis meses e é distribuído gratuitamente na saúde pública brasileira. Em Rondonópolis foram detectados em 2011 mais 164 novos casos registrados, um número considerado preocupante.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet