Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

SP vai oferecer teste rápido de sífilis pelo SUS a partir de junho

Ao menos 39 municípios do Estado de São Paulo vão oferecer teste rápido de sífilis no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de junho. A realização do teste é semelhante ao teste rápido de HIV, bastando retirar uma amostra de sangue para análise. O resultado sai em até 15 minutos.


O teste é indicado para todas as pessoas sexualmente ativas, principalmente as gestantes, pois a doença pode causar aborto, má formação do feto e morte do bebê ao nascer. O teste deve ser feito na 1ª consulta pré-natal, no 3º trimestre da gestação e no momento do parto (independentemente de exames anteriores).

O cuidado também deve ser especial durante o parto para evitar a transmissão da doença ao bebê e sequelas, como cegueira, surdez e deficiência mental, segundo o Ministério da Saúde.

Em outubro do ano passado, o Ministério da Saúde anunciou que o teste estaria disponível em toda a rede de saúde pública do país. Mas como os municípios dependem da capacitação dos profissionais de saúde, nem todas as cidades brasileiras ainda oferecem o serviço.

No Estado de São Paulo, mais 50 cidades vão oferecer o teste até o final do ano e, até 2013, a meta é chegar a todos os serviços de testagem do Estado, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Os profissionais dos Centros de Testagem e Aconselhamento são capacitados pelo Programa Estadual de DST/Aids.

Em São Paulo, a taxa de prevalência de sífilis em mulheres prestes a dar à luz, de 15 a 49 anos, é de 1,6%. Além disso, 40% dos casos de sífilis congênita resultam em perdas fetais (abortos e natimortos).

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a eliminação da doença significa ter 0,5 casos em mil nascidos vivos. São Paulo mantém, como taxa de incidência, 1,92 casos em mil nascidos vivos.

O Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids mantém um serviço telefônico gratuito para tirar dúvidas da população sobre sífilis e demais doenças sexualmente transmissíveis. O telefone é o 0800-16-25-50 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Veja a lista de municípios que vão oferecer o teste rápido no SUS em São Paulo:

- Americana

- Arujá

- Bauru

- Bragança Paulista

- Campinas

- Campos de Jordão

- Carapicuíba

- Cotia

- Diadema

- Ferraz de Vasconcelos

- Franca

- Franco da Rocha

- Guarulhos

- Itanhaém

- Itapeva

- Itapira

- Itaquaquecetuba

- Itatiba

- Jaboticabal

- Jundiaí

- Lorena

- Mauá

- Olímpia

- Osasco

- Pederneiras

- Poá

- Ribeirão Pires

- Rio Claro

- Santa Barbara D'oeste

- Santa Isabel

- São Caetano do Sul

- São Roque

- Sorocaba

- São Paulo

- Taboão da Serra

- Taquaritinga

- Taubaté

- Vargem Grande Paulista

- Várzea Paulista

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet