Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Cidades

H1N1

Rondonópolis reforça imunização com casos de gripe A em Cuiabá

Depois que a Secretaria de Saúde do Estado (SES) divulgou o registro de três casos da gripe H1N1 em Cuiabá num período de 45 dias, a cidade de Rondonópolis reforça o pedido para que grupos prioritários tomem a dose.



Até o dia 25 de maio, a campanha tem como meta vacinar 4.977 crianças, 16.077 idosos, 2.489 gestantes e 2.365 trabalhadores na área da saúde. Todas as 38 unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) oferecem a imunização.

A coordenadora do Departamento de Saúde Coletiva, Djanira Amaral Logrado, pede atenção especial às gestantes. Segundo ela, este grupo é mais vulnerável e a doença pode se agravar, se transformando em bronquite e até pneumonia.

“Tendo em vista a proximidade com a capital do estado e o grande fluxo de pessoas de uma cidade para outra, peço às pessoas que fazem parte do grupo prioritário que procurem tomar a vacina o mais depressa possível. A doença pode ter consequências graves”, alertou.

Sintomas

Os sintomas da gripe suína são semelhantes aos de uma gripe comum, e incluem febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dores de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas infectadas têm relatado diarreia e vômitos. Estes sinais podem também ser causados por muitas outras doenças, e apenas a análise dos sintomas não pode diagnosticar a gripe suína, apenas exames laboratoriais.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet