Domingo, 21 de julho de 2024

Cientistas se inspiram em algoritmo do Google para estudar câncer

A tecnologia usada pelo Google para classificar quais páginas se encaixam melhor para uma determinada busca serviu de inspiração para uma pesquisa contra o câncer, publicada nesta semana pela revista científica “PLoS Computational Biology”.

Os pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Dresden, na Alemanha, desenvolveram um algoritmo – uma sequência de instruções matemáticas necessárias para que o computador realize uma determinada tarefa – baseado no site de buscas para encontrar substâncias produzidas nos tumores, conhecidas como biomarcadores.

O algoritmo do Google leva em conta o conteúdo de um site e como ele se conecta com outras páginas da web, por meio de links. A partir desse raciocínio, eles procuraram pelas conexões entre os biomarcadores para chegar às substâncias específicas.

O método foi aplicado com um grupo de 30 pacientes com câncer de pâncreas. A pesquisa encontrou sete proteínas que indicam a agressividade de um tumor, o que deve ajudar a orientar os médicos em relação ao tratamento da doença. Segundo os autores, o novo método foi até 7% mais preciso do que as formas de busca que existiam antes.

No entanto, o próprio grupo que conduziu a pesquisa reconhece que a técnica ainda está longe de ser perfeita e precisa ser testada em um grupo maior antes que as descobertas sejam usadas na prática pelos médicos.