Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Anvisa suspende fabricação e venda de preservativo sem registro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu proibir a fabricação, a distribuição, a venda e o uso do preservativo Rilex no país, por falta de registro. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (10).


O produto é fabricado pela empresa Madeitex Indústria e Comércio de Artefatos de Látex Ltda., que usou de forma irregular um número de registro pertencente ao preservativo Madeitex, com espermicida.

Na segunda (9), a Anvisa determinou a apreensão de lotes falsos do remédio para disfunção erétil Cialis.

Além disso, foi suspenso o antidepressivo Zyparox (cloridrato de paroxetina) 20 mg, com comprimidos revestidos, por alteração na fórmula sem autorização prévia. O medicamento é produzido na Índia, pela empresa Cadila Healthcare Ltd., e importado pela Zydus Healthcare Brasil Ltda.

O emagrecedor OxyElite Pro, de empresa desconhecida, também foi proibido, por não ter sua composição, risco e segurança avaliados.

A Anvisa exigiu também a interrupção de vários produtos feitos pela Farmácia Fitomedic, vendidos no site www.slnoventa.com.br: fórmula fitoterápica antiqueda de cabelos SNY® (xampu, condicionador e fluido capilar); creme peptídeo sintético com ação Botox®-Like (Botox em creme); creme óleo semente de uva e óleo de salmão; amoreira, amora miura cápsulas 450 mg; cápsulas de café verde 450 mg; pomada castanha da Índia; extrato seco de catuaba 250 mg; cápsulas de semente de sucupira 450 mg; pomada de semente de sucupira 100 g; cápsulas 250 mg; e extrato de ginkgo biloba, entre outros.

O xampu Caspiol, para o combate de piolhos e lêndeas, foi outro produto a ter todos os lotes suspensos, por falta de registro. A empresa responsável é a Istael Batista de Aquino Cizoski – Extrato Flor do Campo.

Os produtos dos Laboratórios Campo e Cheiro Ltda., que não tem autorização sanitária de funcionamento, também foram proibidos. Entre eles, estão o alisador de cabelos Ion Blue, da marca Alina.

A Anvisa resolveu, ainda, liberar a importação e o comércio do antibiótico ampicilina sódica com sulbactam sódico para solução injetável, da empresa Aurobindo Pharma Limited, da Índia. O produto havia sido proibido em setembro de 2010, por não atender às exigências sanitárias brasileiras.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet