Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

inovação

Revolucionária operação com célula-tronco é feita em MT pela 1ª vez

Foto: Lucas Bólico - OD

O ortopedista carioca Carlos Bittencourt é professor de ortopedia no curso de medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF)

O ortopedista carioca Carlos Bittencourt é professor de ortopedia no curso de medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Foi realizado na última semana o primeiro tratamento em Cuiabá com célula-tronco para regenerar a cartilagem do joelho de uma paciente que sofria de uma deformidade na perna direita.


O ortopedista carioca Carlos Bittencourt, professor de ortopedia no curso de medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), foi o responsável pela operação. Ele conta que, além de regenerar a cartilagem gasta do joelho, um procedimento cirúrgico (osteotomia) foi feito no fêmur da paciente para corrigir a deformidade em valgo – a causa do problema.

As células-tronco expandidas foram aplicadas tanto no joelho, para reconstituir a cartilagem gasta, quanto no local da cirurgia, para acelerar o processo de recuperação. A cicatrização da osteotomia deve estar completa dentro de três meses, graças ao uso da célula-tronco. Sem este recurso, a cicatrização poderia demorar mais de cinco meses.

O tratamento realizado por Bittencourt utiliza células-tronco expandidas retiradas da gordura do paciente. O material colhido vai para um laboratório em Petrópolis, no Rio de Janeiro, onde as células-tronco são separadas e expandidas.

Este tratamento, realizado na paciente Zildinete Coutinho, foi feito pela primeira vez em Cuiabá, mas já vem sendo feito por Bittencourt há algum tempo. "Uso células-tronco expandidas desde 2007”, contou o médico ao Olhar Direto.



Em outubro de 2011, reportagem da Folha de S. Paulo destacou tratamento realizado pelo médico semelhante ao feito em Cuiabá. A lesão, no entanto, era no quadril do bailarino Cleber Fantinatti, que teria de abandonar a carreira caso não resolvesse o problema.

A jornalista e colunista Hildegard Angel também passou pelo mesmo procedimento. Mais pacientes procuraram o médico durante sua passagem por Cuiabá. O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Lessa, se consultou com Bittencourt na sexta-feira, por conta de um problema ósseo no quadril.


Antonieta Costa Cintra, 84, que sofre de artrose, também procurou o professor da UFF durante a passagem por Cuiabá. Ela conta que já está há cinco anos tratando o problema e que quase passou por uma cirurgia no hospital Albert Einstein, mas foi desaconselhada por uma equipe médica. Ela espera que o tratamento com células-tronco também resolva seu problema.

A equipe médica que veio para Cuiabá realizar o tratamento conta ainda com a participação da bióloga Tânia Figueiredo e dos ortopedistas Osório Lira Neto e Ronaldo Lomelino.




O doutor Carlos Bittencourt atende na avenida Ataulfo Paiva, no Bairro Leblon, no Rio de Janeiro, número 341. Os telefones para contato são (21) 2511-5027/ (21) 3988-5027.

Atualizada
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet