Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Dados oficiais

Número de casos da H1N1 sobe para 40 em MT; três mortes registradas

Foto: Reprodução

Número de casos da H1N1 sobe para 40 em MT; três mortes registradas
Subiu para 40 o número de casos da gripe A/H1N1 em Mato Grosso e até o momento três pessoas morreram em decorrência da doença. Do total registrado, 18 foram confirmados por exames e 22 estão sob investigação.


As mortes foram registradas em Cuiabá, Campo Verde e Paranatinga, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde. Os dados foram contabilizados até dia 24 deste mês, segundo a assessoria de imprensa.

Número de casos da H1N1 no Estado pode aumentar com baixas temperaturas

Os municípios que apresentaram confirmação dos casos foram: Cuiabá (6), Campo Novo dos Parecis (6), Campo Verde (1), Rondonópolis (2), Várzea Grande (1), Pedra Preta (1) e Paranatinga (1), totalizando 18 casos.

Os municípios que possuem casos sob investigação são Rondonópolis (8), Cuiabá (04), Jangada (01), Campo Novo dos Parecis (05), Diamantino (1), Primavera do Leste (1), Jaciara (1) e Paranatinga (1), somando 22.

A gerente da Vigilância Epidemiológica do Estado, Valéria Cristina da Silva, disse que as ocorrências estão dentro do esperado e descarta surto ou epidemia da doença no Estado.

H1N1

É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus influenza A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa. A gerente da Vigilância alerta que o contágio ocorre principalmente por meio da tosse ou espirro, além de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Sintomas

De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas são febre acima de 38ºC, tosse, dificuldade respiratória, acompanhada ou não de dor de garganta ou manifestações gastrointestinais.

Prevenção

A principal intervenção preventiva em saúde pública é a vacinação, que contribui para prevenção da gripe, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, mortalidade evitável e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias. A vacina é Trivalente, previne contra 3 tipos de vírus de Influenza H3N2, H1N1, Influenza B.



Atualizada
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet