Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

CCZ de Cuiabá encerra Campanha Anti-Rábica/2012 na Regional Norte

Neste sábado (28-07), a Prefeitura Municipal de Cuiabá, através do Centro de Controle de Zoonoses, encerra a Campanha de Vacinação Anti-Rábica 2012, na região Norte. Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Benedito Oscar Fernandes de Campos, todo o trabalho de cobertura vacinal desencadeado nos polos da capital será avaliado a partir da próxima segunda-feira (30-07).


O diretor não descarta a possibilidade de que a vacinação tenha continuidade. "Vai depender da análise dos índices alcançados. Se o percentual não corresponder à meta de vacinação, podemos dar sequência ao trabalho, sim”, disse, ressaltando que a vacinação é ininterrupta na sede do Centro de Controle de Zoonoses, no bairro Ribeirão do Lipa.

A região Norte, conforme enfatizou a coordenadora do CCZ, Alessandra Carvalho, registra a maior concentração de animais domésticos do município cuiabano. Ela voltou a enfatizar a necessidade de que as pessoas imunizem seus animais contra a doença.

Carvalho salienta que a raiva é uma zoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico através da saliva do animal infectado, sendo cães e gatos os principais responsáveis pela cadeia de transmissão (ao homem) em área urbana. "Atualmente, os morcegos representam sério problema de saúde pública, pois mantêm em circulação o vírus rábico. Sua presença é diretamente influenciada por intervenções e\ou modificações ambientais feitas pelo próprio homem".

Em Cuiabá, entre 2005 e 2009, foram notificados 17 casos de Raiva Animal, sendo 5 casos de raiva canina em 2005; 5 casos de raiva em quirópteros (morcegos) em 2006; 1 caso de raiva em canino; 2 casos de raiva em bovinos; e 1 caso de raiva em equino, em 2007. Também houve um caso de raiva em quiróptero, com agressão humana, em 2008, e 2 casos de raiva bovina, em 2009.

A estimativa do órgão é imunizar 60.211 animais nesta campanha, sendo 51.647 caninos e 8.564 felinos. Alessandra pontua que a meta de cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde situa-se em 80% da população canina e 100% da felina. "A vacinação contra a raiva animal, portanto, deve atingir em massa cães e gatos em área urbana e rural. Nosso objetivo é estabelecer uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão da raiva na população canina e felina".

OUTROS DADOS

Sintomas da doença em animais (cães e gatos)

· Agressividade não habitual e também sem motivos contra pessoas, animais e objetos; em alguns casos, tendência a fugir;

. Dificuldade em andar. Andar cambaleante ou até paralisia nos membros posteriores;

· Dificuldade em comer e beber;

· Latido ou miado rouco;

· Boca aberta ou semi- aberta (queixo duro ou boca travada)

· Salivação aumentada;

· Língua pendurada;

· Olhos saltados, opacos, dilatados.

. Alteração de comportamento - inquietação ou medo, indicando comportamento diferente do habitual;


POSTO FIXO - A Campanha Nacional de Vacinação Anti-Rábica Animal em Posto Fixo é realizada em áreas de menor risco de circulação do vírus rábico. É imprescindível a participação da população no intuito de prevenir a doença nos seus animais de estimação e, consequentemente, evitar a transmissão do vírus rábico em seres humanos. A campanha do posto fixo tem sido trabalhada desde o dia 14/07, das 8 às 17 horas. A vacina não tem contra indicação. Neste sábado, a campanha contempla a região Norte de Cuiabá.

Quem não conseguiu acompanhar as datas da vacinação antirrábica no seu bairro, poderá trazer os cães e gatos para serem imunizados no posto fixo do Centro de Controle de Zoonoses, situado na Avenida Mário Palma s/n bairro Ribeirão do Lipa, de segunda a sexta feira, com atendimento das 8 às 12 horas, e das 13h30m às 17h00.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet