Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Coca e Pepsi buscam refrigerante sem calorias nem adoçantes artificiais

As multinacionais americanas Coca-Cola Company e Pepsico estão em busca de um refrigerante sem calorias, adoçantes artificiais nem sabor ruim após o consumo.


Segundo as fabricantes, esse é o trio indispensável para acabar com as preocupações em torno dos produtos e reverter o declínio no consumo mundial de bebidas calóricas gaseificadas. Mas a tão sonhada fórmula mágica ainda pode levar anos para chegar ao mercado.

O empenho da Coca e da Pepsi vem dois meses após a proposta do prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, de limitar a venda de refrigerantes em grandes quantidades em lanchonetes, restaurantes, carrinhos de rua e salas de cinema.

A medida pretende diminuir os índices de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares nos EUA. O texto foi encaminhado em maio ao Conselho de Saúde nova-iorquino e pode entrar em vigor a partir de março de 2013.

Bloomberg sugere limitar o volume de refrigerante a 473 mililitros e a pouco mais de 1 caloria por mililitro, tanto para garrafas quanto para copos. Mercados e supermercados não entram na lista, nem as bebidas dietéticas ou que têm pelo menos 50% de leite ou algum substituto.

A iniciativa provocou críticas da Coca-Cola – que diz ser transparente na informação sobre as calorias de seus produtos – e de moradores que a consideram uma intromissão exagerada do poder público em questões particulares. Mas o prefeito vê a causa como um problema de saúde pública.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet