Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Hospital espanhol relata 1º caso de infestação por larvas em humano

Um hospital espanhol relatou o primeiro caso de uma miíase (infestação em um humano por larvas de mosca) provocada pelo gênero Hypoderma sinense, que habitualmente afeta animais.


A Comunidade Autônoma de Madri anunciou neste domingo (29) em nota oficial a descoberta realizada no Hospital Carlos III, e a descrição do caso foi feita na revista científica "Journal Travel Medicine".O paciente detectado com a doença é um homem espanhol de 34 anos que tinha viajado para Ladakh, uma região montanhosa no norte da Índia.

Os casos de miíase em pessoas costumam ocorrer quando elas tem alguma ferida aberta que entra em contato com larvas recém-nascidas na pele de animais infectados.

No caso do espanhol, o tipo de larva que o infectou provocou inchaços que se deslocavam por várias partes de seu corpo, causando-lhe dores intensas (especialmente quando ele se movimentava) e inflamações.

A peculiaridade deste tipo de larva é que chega a áreas profundas do corpo, incluindo o sistema nervoso central, podendo provocar lesões de extrema gravidade.

A infestação se confunde frequentemente com infecções provocadas por parasitas, que em algumas ocasiões geram sintomas similares, e por isso o Hospital Carlos III contou com a colaboração da Universidade de Bari (Itália), da Faculdade de Veterinária de Santiago de Compostela e do Centro Nacional de Microbiologia da Espanha, com o fim de determinar claramente o diagnóstico.

A Seção de Medicina Tropical e de Viajantes do Hospital Carlos III fez um intenso acompanhamento do paciente com tratamento para as dores e as inflamações, com administração de antiparasitas que atuam também contra as larvas destas moscas, e conseguiram extirpá-las totalmente por cirurgia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet