Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Dados

Número de casos da H1N1 sobe para 55; e 5 mortes são registradas em MT

Foto: Reprodução / Ilustração

Número de casos da H1N1 sobe para 55; e 5 mortes são registradas em MT
Em Mato Grosso foram registrados 55 casos da gripe A/H1N1 e cinco pessoas morreram em decorrência da doença. Os dados são do início do ano até esta terça-feira (31) e foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde.


Das 55 notificações de gripe A/H1N1, 20 foram confirmadas, 15 estão sob investigação e 20 casos foram descartados. Até ontem (31) foram registradas cinco mortes, em Cuiabá (1), Campo Verde (1), Paranatinga (1) e em Água Boa (1) e Pontes e Lacerda (1) estão sob investigação para que seja feita a confirmação.

 - Número de casos da H1N1 no Estado pode aumentar com baixas temperaturas

 - Tomar a vacina da gripe é a melhor prevenção contra o vírus A (H1N1)

 - Mulher que residia em Mato Grosso vai fazer transplante em São Paulo e morre de H1N1 após cirurgia

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde, os municípios que apresentaram confirmação dos casos foram: Cuiabá (06), Campo Novo dos Parecis (06), Campo Verde (01), Rondonópolis (03), Várzea Grande (01), Pedra Preta (01), Paranatinga (02).

Os que poossuem casos sob investigação são: Rondonópolis (05), Cuiabá (02), Campo Novo dos Parecis (01), Diamantino (01), Jaciara (01), Água Boa (01), Figueirópolis D’Oeste (01), Campo Verde (01), Ipiranga do Norte (01), Pontes e Lacerda (01).

A gerente da Vigilância Epidemiológica do Estado, Valéria Cristina da Silva, disse que as ocorrências estão dentro do esperado e descarta surto ou epidemia da doença no Estado.

H1N1

É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus influenza A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa. A gerente da Vigilância alerta que o contágio ocorre principalmente por meio da tosse ou espirro, além de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Sintomas

De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas são febre acima de 38ºC, tosse, dificuldade respiratória, acompanhada ou não de dor de garganta ou manifestações gastrointestinais.

Prevenção

A principal intervenção preventiva em saúde pública é a vacinação, que contribui para prevenção da gripe, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, mortalidade evitável e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias. A vacina é Trivalente, previne contra 3 tipos de vírus de Influenza H3N2, H1N1, Influenza B.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet