Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Sox21

Japoneses relacionam gene à queda de pelos em camundongos

Pesquisadores no Japão identificaram um gene que aparentemente define a queda clínica de pelos em camundongos e dizem que isso pode estar relacionado também à alopecia em humanos

Pesquisadores no Japão identificaram um gene que aparentemente define a queda clínica de pelos em camundongos e dizem que isso pode estar relacionado também à alopecia em humanos. Em estudo publicado na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences", os cientistas descrevem como criaram uma linhagem de camundongos que não tinha o gene batizado de Sox21.


"Os camundongos começaram a perder o pelo 11 dias depois do nascimento, começando pela cabeça e progredindo até a região da cauda", afirmam os pesquisadores. "Entre os dias 20 e 25, esses camundongos perderam todo o pelo do corpo, incluindo o 'bigode'. Curiosamente, o pelo cresceu novamente em poucos dias, mas voltou a cair."

A alopecia se manteve pelos dois anos em que os pesquisadores observaram as cobaias, que apresentaram aumento das glândulas sebáceas em volta dos folíolos capilares e o aparecimento de uma pequena película de células de pele durante os períodos de queda de pelo.

Os cientistas também examinaram amostras de pele humana e encontraram evidências do mesmo gene. "Os resultados indicam que o gene Sox21 pode ser responsável por algumas condições para queda de cabelo em humanos", afirmam os autores do estudo, liderados por Yumiko Saga, do Instituto Nacional de Genética de Mishima.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet