Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

De pipoca a queijo: veja alimentos que ajudam a perder peso

Perder peso e se manter longe das calorias em excesso nunca foi fácil. Muitos obstáculos sempre aparecem, como uma amiga que chama para um jantar, o horário de trabalho, a correria, entre outros fatores. Além disso, sempre pensamos e tentamos desvendar um dos maiores mistérios que envolvem a alimentação – o que e quando comer, o que evitar e em quais quantidades. Outra armadilha são os rótulos de alimentos, que transformam refeições não tão saudáveis em "comidas light". Fato é que a vida seria mais fácil se houvesse uma lista de ingredientes magros que se encaixassem de forma perfeita em uma dieta que nos ajudasse a manter o peso. Por isso, a nutricionista Kristin Kirpatrick, colunista do jornal The Huffington Post, selecionou seis alimentos que ajudarão você a se armar contra os obstáculos da perda de peso.


Queijo de corda: quem não ama queijo? Muitos dos pacientes da nutricionista reclamam de tirar o queijo da mesa durante a dieta, por isso, esta opção pode ser considerada o lanche perfeito: com apenas 80 calorias, sem carboidratos, consumido em porções controladas e com 100% de satisfação. Além disso, segundo um estudo publicado no Journal of Nutrition, ingerir alimentos lácteos e com proteína durante a dieta pode facilitar a perda de massa gorda. Outra pesquisa, de 2005, publicada pelo jornal Obesity Research descobriu que consumir até três porções de leite por dia estava associado à redução da gordura abdominal por mulheres africanas e americanas.

Maçã: um estudo publicado em 2003 pela revista Nutrition sugere que as mulheres que consomem pelo menos três maçãs ou peras por dia têm mais facilidade em perder peso e ter um melhor controle do nível de açúcar no sangue. Além disso, outras pesquisas dizem que a fruta melhora a função intestinal, assim como reduz risco de câncer de mama e derrame.

Pimenta do Reino: procurando um jeito de apimentar sua dieta? Por que não diminuir o sal e usar mais pimenta do reino? Um novo estudo do Journal of Agricultural and Food Chemistry descobriu a piperina, substância encontrada neste tipo de pimenta que pode bloquear a formação de novas células de gordura, o que significa que isso irá bloquear a formação de novos excessos indesejados.

Manteiga de amendoim: um novo estudo do Journal of Biological Chemistry concluiu que o piceatannol, um componente encontrado no amendoim, nas uvas e no vinho tinto, é semelhante ao resveratrol e ambos têm a habilidade de bloquear o processo que permite células imaturas de gordura se desenvolverem. Além disso, a manteiga de amendoim é feita de castanhas, alimentos que, em geral, têm altas taxas de proteína e gordura monossaturada saudável. Elas ajudam a controlar a fome e a reduzir o colesterol ruim, facilitando a perda de peso. Um artigo de 2008 publicado no British Journal of Nutrition descobriu que amendoins ajudam a reduzir o peso e a massa gorda e têm um efeito positivo na insulina e na prevenção da diabetes tipo 2. No entanto, atenção, estes resultados foram observados em manteigas feitas 100 % de amendoim e vale considerar que mesmo as "light" têm adição de açúcar.

Leguminosas: pense e tente lembrar em quais alimentos todas as pessoas saudáveis comem. Leguminosas, como a lentilha e soja, por exemplo. Estas comidas com baixo índice glicêmico são digeridas devagar e ainda ajudam a aumentar o nível de um hormônio que auxilia na regulação do metabolismo de gordura e do açúcar, segundo um estudo divulgado recentemente no Journal of Nutrition. Outro ponto positivo destes alimentos é que eles reduzem os índices de inflamações em adultos obesos.

Pipoca: rica em fibras e com baixas calorias, a pipoca é um ótimo exemplo de boa densidade de nutrientes, que significa tirar do alimento a maior quantidade de vitaminas com a menor taxa de calorias proporcionais. Portanto, você pode comer três pacotes de pipoca por 100 calorias ou pode beber três cálices de licor com a mesma quantidade de calorias, mas a pipoca vai garantir mais fibras e antioxidantes para o corpo, pois tem uma densidade de nutrientes melhor do que o licor. Um estudo divulgado em 2012 descobriu que a pipoca poderia ter, inclusive, mais antioxidantes do que algumas frutas e vegetais. Por isso, se você está tentando perder peso, não é melhor comer uma alimento que vai ser fonte de fibras do que um outro que também não irá engordar, mas não terá o mesmo efeito nutricional?
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet