Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Eletrocardiograma ganha versão para celulares graças a jovem de 17 anos

Foto: Mashable

Catherine Wong

Catherine Wong

Uma estudante de 17 anos de idade inventou um dispositivo portátil e de baixo custo capaz de realizar um exame de eletrocardiograma (ECG). O protótipo, apresentado por Catherine Wong, lê e amplifica os sinais cardíacos, transmitindo-os via Bluetooth para um telefone celular. Assim, é possível visualizar o sinal dos batimentos e enviá-los via 3G para que médicos possam avaliar o paciente à distância.



Catherine Wong usou componentes elétricos para
construir um eletrocardiograma que envia dados por
celular (Foto: Reprodução/Mashable)

Catherine é tão interessada em fazer ferramentas médicas de baixo custo que, no ano passado, ela construiu um estetoscópio que poderia transmitir dados pelo telefone celular.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Nesta nova criação, a estudante, com a ajuda de seu professor de Física, construiu dois componentes separados: um transmissor Bluetooth com um microprocessador programado para ler o ECG e enviá-lo para o celular, e outro com circuitos de amplificação para amplificar a atividade elétrica do coração.

saiba mais

Objetos comuns ganham novo significado nas fotos de Kevin Van Aelst


Fotos de soldados da Segunda Guerra são misturadas a paisagens atuais


Palmilhas tecnológicas têm temperatura ajustada por controle remoto

Para Catherine, o objetivo desse projeto é beneficiar pacientes em países do terceiro mundo, que não têm a oportunidade de realizar este exame em centros médicos devido ao seu alto custo. Como quase todos os cidadãos são donos de um telefone celular, é possível fazer deste dispositivo uma alternativa de baixo custo aos tradicionais eletrocardiógrafos.
 

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet