Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Doador de medula terá atendimento preferencial em bancos de Campinas

Os doadores de medula óssea vão ter atendimento preferencial a partir do próximo ano em bancos e estabelecimentos comercias de Campinas (SP). A lei municipal foi publicada nesta segunda-feira (5) no Diário Oficial.


Para deixar de enfrentar as filas no atendimento, as pessoas deverão estar inscritas no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome). Além disso, os estabelecimentos deverão afixar em local visível uma placa sobre a prioridade.

A medida também é válida para os serviços bancários, mesmo que o doador não seja cliente da agência. Procurada pelo G1, a Federação Brasileira de Bancos afirmou que o departamento jurídico analisa o conteúdo da lei e não se posicionou sobre o caso.

Para os responsáveis que descumprirem a medida será aplicada a multa de R$ 234. Caso ocorra reincidência, passará ser inscrita em dívida ativa e cobrada coercitivamente, no caso de não pagamento. No entanto, segundo o regulamento para o estabelecimento autuado será garantido a ampla defesa para recorrer a defesa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet