Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

União Europeia registra 116 novos casos de gripe suína em um dia

A União Europeia detectou 116 novos casos da gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1)-- nas últimas 24 horas, dos quais 80 foram registrados apenas na Espanha e no Reino Unido, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (4) pelo ECDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças do bloco europeu).


O número acumulado de casos da nova gripe na Europa chega a 827 em 26 países, dos quais 267 foram infectados dentro de território europeu, segundo o centro. Os dados são relativos aos 27 Estados-membros da União Europeia, além de Suíça, Liechtenstein, Islândia e Noruega, e foram atualizados às 12h desta quinta (horário de Brasília).

Apesar desses números, o ECDC mantém sua avaliação da situação e afirma que "ainda não existe um ritmo sustentado" de contágios dentro de território europeu.

O Reino Unido se mantém na cabeça dos países europeus mais afetados pelo novo vírus, com 381 casos confirmados, seguido por Espanha (218), França (44), Alemanha (43), Itália (38), Bélgica e Suécia (13).

Mortes

O México continua sendo apontado como epicentro da doença porque registra 97 mortes, entre os seus 5.029 casos. No Canadá, há 1.530, dos quais dois resultaram em morte; nos Estados Unidos, 11.054 pessoas foram contagiadas pela nova doença, das quais 17 morreram.

Nenhuma morte foi registrada até agora no Brasil. Ao todo, o Ministério da Saúde registrou 28 casos confirmados da gripe suína, registrados nos Estados de São Paulo (12), Rio (7), Santa Catarina (4), Mato Grosso (2), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Tocantins (1).

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet