Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

pneumonia

Pneumonia é principal causa de mortes por doenças imunopreveníveis

Relatório desenvolvido pela Economist Intelligence Unit aponta que países desenvolvidos e em desenvolvimento precisam se preparar para o envelhecimento da população e o impacto de doenças como a pneumonia, a principal causa...

Relatório desenvolvido pela Economist Intelligence Unit aponta que países desenvolvidos e em desenvolvimento precisam se preparar para o envelhecimento da população e o impacto de doenças como a pneumonia, a principal causa de mortes por doenças imunopreveníveis. A infecção está entre as três principais causas de morte em todas as idades no mundo, atrás apenas das doenças cardíacas (1º lugar) e das doenças cerebrovasculares (2º lugar).


Estima-se que a pneumonia cause hoje a morte de uma criança a cada 20 segundos no mundo, mas as consequências não afetam apenas os pequenos. A doença é mais frequente abaixo dos dois anos e acima dos 65 anos, porém os maiores índices de mortalidade e complicações devido à doença são registrados na maturidade.

Na América Latina, a pneumonia é a terceira causa mais comum de morte de adultos com mais de 65 anos. Já no Brasil, é a segunda doença respiratória mais comum, causando 35.903 mortes em 2005. Mais de 8% das mortes ocorreram em pacientes menores de cinco anos e 61% das mortes ocorreram em pacientes maiores de 70 anos5. " Esse aumento da letalidade e da morbidade da pneumonia na maturidade tem a ver com imunossenescência - processo de envelhecimento do sistema imunológico -, comorbidades e o fato de estarmos menos protegidos em termos de vacinação do que as crianças" , explica a médica infectologista Rosana Richtmann, presidente da Sociedade Paulista de Infectologia.

Pneumococo

Em muitos países, a bactéria conhecida como pneumococo (Streptococcus pneumoniae) é o principal agente causador das pneumonias adquiridas na comunidade (PACs), sendo responsável por cerca de 30% dos casos de PACs em todo o mundo6. A vacinação contra o pneumococo é a forma mais segura e eficaz de prevenção contra a pneumonia. " Depois da água potável, o evento com melhor custo-benefício para saúde pública são as vacinas. As medidas preventivas são mais eficazes e têm custos menores do que o tratamento da pneumonia, que envolve uso de antibióticos, hospitalizações e a presença de familiares para cuidar dos pacientes em muitos casos" , enumera a especialista.

Imunização

O relatório intitulado " Cuidados preventivos e envelhecimento saudável: uma perspectiva global" destaca a vacinação como um dos métodos com o melhor custo-benefício para reduzir as doenças infecciosas nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. O relatório, que traz análises baseadas em experiências de oito países - incluindo o Brasil -, ressalta ainda a importância da vacinação ao longo da vida para o envelhecimento saudável da população e dos governos adotarem estratégias de cuidados preventivos para ajudar a reduzir os custos de saúde crescentes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet