Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Banco de leite deve sofrer queda de doações no fim do ano em Uberlândia

O banco de leite humano do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), no Triângulo Mineiro, vive um momento de estabilidade nas doações. No entanto, com o fim do ano se aproximando, uma queda já é esperada.


De acordo com a nutricionista Angela Maria de Morais Oliveira, essa redução pode ser explicada pelas festividades. "Geralmente no fim de cada ano nós percebemos queda no número de doações. Acredito que isso se deva ao fato das festas de fim de ano, nas quais as mães têm muitas coisas para organizar e acabam ficando sem tempo de doar. Se muitas doassem agora, em novembro, nós teríamos estoque o suficiente para suprir a demanda desta época", comentou.

O último balanço feito no banco de leite do HC-UFU, em setembro, totalizou 31 doadoras com 83 litros de leite doados para os 77 bebês beneficiários, que estavam internados no berçário da instituição. Além disso, foram feitos 578 atendimentos, onde as mães foram orientadas sobre o aleitamento materno e 175 visitas domiciliares para a coleta de leite. Segundo a nutricionista, a média mensal de doações está dentro do normal.

A doadora apta a doar é aquela mulher que está amamentando e percebe que tem grande volume de produção, doando o excedente ao banco. Mas para fazer a doação é preciso se atentar às contraindicações. São impedidas de doar mulheres fumantes, que fazem uso de alguma droga ilícita e de alguns medicamentos e que são portadoras de alguma doença infectocontagiosa como Hepatite B e AIDS. Para isso, a candidata passa por uma bateria de exames que seguem as normas do Ministério da Saúde e bancos de leite.

Doações podem ser feitas no banco de leite ou no próprio domicílio da doadora (Foto: Caroline Aleixo/G1)
Depois que a doadora passa pelos exames é preciso ter cuidado também na hora de retirar o leite, pois qualquer problema de higiene pode comprometer a qualidade. "Nós fazemos uma primeira visita para levar o kit com os frascos, toca e luvas e orientamos a mãe na forma que deve ser feita higienização, ordenha, armazenamento no frasco e resfriamento. Reforçamos os cuidados de higiene porque é na casa da doadora que a prevenção inicial começa", explicou Angela Maria.

Ainda segundo a especialista, o banco de leite humano do HC-UFU oferece atendimentos gratuitos às mães que têm dificuldade de amamentar. Primeiramente é feita uma triagem e os casos mais complicados são encaminhados à pediatra responsável, que orientará a mãe. A consulta é gratuita e pode ser agendada diretamente no banco de leite. "Nós damos esse apoio à mãe que deseja amamentar, orientando e auxiliando a mesma. Os atendimentos mais complexos são agendados posteriormente com a pediatra do banco. Quanto mais mães atendidas nós teremos cada vez mais possíveis doadoras", ressaltou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet