Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Profissionais da Saúde Penitenciária passam por nova capacitação

Servidores da área da Saúde do Sistema Penitenciário participam da capacitação em Sala de Vacina. A iniciativa atende aos requisitos do Programa Nacional de Imunização e ao Plano Nacional de Saúde do Sistema Penitenciário. A ação consiste na atualização dos conhecimentos dos profissionais e objetiva a prevenção de doenças no âmbito das unidades prisionais.


De acordo com o gerente de Saúde do Sistema Penitenciário, Hozano Delgado, a capacitação tem a finalidade de ampliar o calendário de vacinas destinado aos reeducandos. “O Sistema Penitenciário recebia apenas as vacinas de campanha, a exemplo da vacina de Gripe. Com a capacitação, vamos dispor das vacinas de rotina do calendário de vacinação, como as vacinas de Febre Amarela, Hepatite B, Difteria, Tétano, Sarampo, Caxumba, Rubéola”. Outro benefício destacado por ele será a instituição de um calendário vacinal para cada unidade penitenciária.

Dezoito profissionais de enfermagem foram contemplados com a capacitação. Eles pertencem às seguintes unidades penitenciárias: Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, Penitenciária Central do Estado (PCE), Penitenciária de Água Boa, Penitenciária de Rondonópolis, Penitenciária de Sinop, Centro de Detenção Provisória de Tangará da Serra, Centro de Detenção Provisória de Pontes e Lacerda e unidade prisional de Juína.

O curso é realizado por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES). As aulas começaram na segunda-feira (26.11) e se estendem até sexta-feira (30.11) na Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso, na Capital.

A capacitação é ministrada pelo instrutor Anderson de Souza, técnico da gerência de Imunopreveníveis, da SES. Ele avalia que o curso Sala de Vacina é fundamental para ampliar o conhecimento na área, pois o profissional de enfermagem ganha maior aporte técnico para lidar com as situações diárias na prevenção de doenças.

Conforme o secretário Paulo Lessa, a atualização do conhecimento na área profissional é meta de gestão na Sejudh. “A medida visa ampliar a qualidade dos serviços prestados, aprimorar a gestão e ainda valorizar os nossos colaboradores”, afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet