Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Marca-passo fará menino respirar sozinho em 6 meses, diz médico

Durou cerca de quatro horas a cirurgia do menino Lucas Bittencourt, 10 anos, para o implante de um marca-passo no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) neste sábado (2). Lucas sofre com um problema respiratório e vive em uma cama desde o nascimento.


De acordo com o médico Rodrigo Sardenberg, a cirurgia foi bem-sucedida e a expectativa é que em 15 dias seja possível ligar o marca-passo. Sardenberg informou que o aparelho vai funcionar um pouco a cada dia. Segundo o médico, a previsão é de que em seis meses, Lucas consiga respirar por conta própria durante doze horas por dia.

O menino está na Unidade de Tratamento Intensivo e respira com auxílio de um respirador mecânico. Segundo o médico, o procedimento é de rotina. A alta está prevista até a próxima sexta-feira. “O processo é mais lento porque ele nunca usou o diafragma, o músculo é fino e precisa ser fortalecido”, disse.

A cirurgia do menino Lucas foi a primeira do tipo realizada no DF. O médico informou que existem outros dois pacientes com caso semelhantes onde também foi feita indicação cirúrgica.

No Brasil, já foram realizadas sete implantações de marca-passo. Segundo ele, o caso de maior sucesso é o de um jovem de 23 anos, que fez o procedimento há dois anos e não utiliza mais o respirador mecânico. Sardenberg explicou que a cirurgia é considerada de baixo risco.

O pai do menino, Caio Bittencourt, não falou após a cirurgia deste sábado. Na sexta, quando Lucas foi levado ao hospital ele falou sobre o que estava aguardando. “Depois do marca-passo implantado, o ritmo de retirada dos aparelhos que ele usa vai ser gradativo. À medida que a musculatura dele responda de forma positiva, ele vai se desligando do uso do respirador artificial”, disse

A operação de Lucas ocorreu após meses de disputa judicial entre a família e o governo do Distrito Federal. O Tribunal de Justiça do DF determinou procedimento pela rede pública. Lucas não fala, não anda e respira com a ajuda de aparelhos desde que nasceu, por causa de uma insuficiência respiratória crônica.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet