Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Veja o que pode funcionar na batalha contra a celulite

A esperança é a última que morre. Esse parece ser o mote que move a luta contra a celulite, travada pelas mulheres. São cremes, fórmulas, aparelhos e técnicas cirúrgicas que de tempos em tempos surgem prometendo o fim da indesejável celulite. Vamos tentar entender o que é a celulite para tentar descobrir o que pode ou não ser feito para combatê-la.


Celulite é a gordura acumulada sob a pele, dividida por traves fibrosas que causam a aparência irregular que as mulheres tanto odeiam. Antes de falarmos dos métodos que pretendem acabar com a celulite, vamos à uma estatística impressionante. Cerca de 85% das mulheres do mundo têm celulite, aparecendo nos momentos de maior produção hormonal, como a adolescência e a gravidez.


As mulheres podem se animar: os homens também têm celulite, mas sua pele costuma ser mais espessa, o que na prática disfarça a celulite.A celulite aparece mais nos quadris, coxas e nádegas, seguindo a distribuição anatômica de gordura feminina. Segundo os especialistas, pouco pode ser feito de forma definitiva para acabar com a celulite.


Agora apresentaremos uma pequena lista de métodos para tratar o problema, preparada pelos especialistas de dermatologia da Universidade Yale, nos Estados Unidos.


Exercícios e dieta – uma receita simples, baseada no fato de que, se diminuirmos a quantidade de gordura corporal, a gordura acumulada nas regiões com celulite deveria sumir também. A resposta a esse tratamento é pessoal e pode ajudar muitas mulheres.


Cremes – esse talvez seja o item da lista com mais variações, desde os mais simples e baratos até os caríssimos, embora observemos que os componentes são os mesmos. Os especialistas recomendam que se dê preferência os cremes que contenham cafeína ou teofilina. Os estudos científicos não são concordantes quanto aos resultados. Ainda não se chegou a um trabalho que provasse definitivamente sua eficácia.


Endermologia – Um tipo de massagem com utilização de máquinas que puxam a pele na tentativa de quebrar as traves fibrosas que causam as irregularidades da celulite. O tratamento não é barato e deve ser continuado para manter o resultado obtido por algumas mulheres.

Métodos invasivos

Mesoterapia – injeção de substâncias que visam a dissolver a gordura embaixo da pele. Esse método traz o risco de complicações associadas a injeções sucessivas na pele.


Lipoaspiração – A cirurgia de lipoaspiração retira as células de gordura, porém atua em uma camada mais profunda do que a acometida pela celulite.


Seja o método que a mulher escolher para combater a celulite, o importante é procurar conhecer as vantagens e os eventuais riscos envolvidos no tratamento e também conhecer os profissionais que o estão aplicando. Se for um médico, procure a associação da especialidade e peça referência.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet