Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Remédios para vermes só devem ser tomados com indicação médica

Verminoses são mais comuns do que se imagina, tanto em crianças quanto adultos. Mas medidas simples, como lavar bem as mãos e os alimentos, são capazes de evitar esse problema.


Além de parasitas transmitidos por alimentos mal lavados ou carnes mal cozidas, pôr as mãos sujas na boca também pode passar vírus e bactérias causadores de diarreia, doenças respiratórias e infecções de pele.

Segundo dados do Ministério da Saúde citados pela pediatra Ana Escobar e pelo infectologista Caio Rosenthal, manter uma boa higiene do corpo permite que uma família economize, em média R$ 1.151,55 por ano em tratamentos de doenças que poderiam ser facilmente prevenidas.

Os médicos destacaram que as parasitoses podem provocar desnutrição, problemas no desenvolvimento e baixo rendimento escolar – uma criança brasileira perde, em média, três dias de aula a cada episódio. Os vermes também podem dar diarreia, dor de barriga, gases, vômito, anemia, falta de apetite, dificuldade para engordar, amarelão e fome de coisas estranhas, como terra, areia e tijolo.

Mas, apesar do incômodo, é importante que as pessoas não se automediquem. Se estiverem com suspeita de verminose, devem ir ao médico e fazer um exame de fezes em laboratório. Muitas vezes, o problema se confunde com outras doenças, como alergias respiratórias e até câncer de intestino.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a lavagem das mãos com sabonete pode reduzir infecções que causam diarreia em até 40%.

Os convidados do programa também deram dicas para deixar de roer as unhas, com esmaltes amargos específicos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet