Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

prevenção

Campanha contra paralisia infantil será lançada dia 18 em Cuiabá

Foto: radiozfm

Campanha contra paralisia infantil será lançada dia 18 em Cuiabá
A Campanha Nacional contra a Paralisia Infantil será lançada em Cuiabá às 9 horas do dia 18 de junho, próxima quarta-feira, na Creche Francisco Santana, bairro Ribeirão do Lipa. A meta do município é vacinar, em cada etapa da campanha, no mínimo 85% das crianças menores de cinco anos, o que representa 41.964 crianças da população alvo.


Em Cuiabá, cerca de 700 pessoas estarão envolvidas na campanha. As equipes de enfermagem (enfermeiros e técnicos) receberão orientações preconizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) para desencadeamento da campanha e que serão repassadas nos dias 16 (regiões Norte e Leste) e 17 (regiões Sul e Oeste), das 14 às 17 horas, no auditório do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Com o slogan “Não dá pra vacilar. Tem que vacinar”, a campanha tem o objetivo de manter a erradicação da paralisia infantil no país. O alerta é para que todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas, mesmo as que estiverem com tosse, gripe, rinite ou diarréia. Não existe tratamento para a poliomielite. Somente a prevenção com a vacina garante que a criança seja imunizada contra a doença.

A vacina contra a pólio é segura e não traz contra-indicações. No caso de crianças que sofrem de doenças graves, recomenda-se que os pais consultem profissionais nos postos e centros de saúde, pois existe a possibilidade de um procedimento diferenciado. Em raros casos, pode ser necessário que a criança receba uma dose injetável, com um vírus inativo.

A prevenção da poliomielite começa pouco depois do nascimento de uma criança. O bebê precisa tomar as primeiras doses da vacina aos 2, 4 e 6 meses de idade, com um reforço aos 15 meses. Mesmo tendo tomado as doses regulares, os especialistas recomendam o reforço da vacinação em todas as crianças menores de cinco anos durante as campanhas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet