Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Jovens com até 29 anos e gestantes devem se vacinar contra hepatite B

A hepatite B é perigosa porque nem sempre os sintomas aparecem. A doença pode se desenvolver silenciosamente, sem dar sinais, e evoluir para uma cirrose ou um câncer. Ela pode ser prevenida com vacina e, dependendo do caso, a imunização pode sair de graça nos postos de saúde.


O vírus da hepatite B pode passar da mãe para o bebê e, por isso, é importante tomar a vacina. Jovens de até 29 anos, gestantes e pessoas com maior risco de contrair a doença, como profissionais da saúde, devem ser vacinados. Tem vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e é de graça.

São três doses da vacina. Para tomar a segunda dose tem que esperar no mínimo 30 dias. Só dá para tomar a terceira seis meses depois de levar a primeira injeção. Esse intervalo é o tempo para o corpo entender que está protegido contra o vírus.

A hepatite é uma inflamação do fígado, quase sempre sem sintomas. É uma doença sexualmente transmissível. O sangue contaminado, que fica em objetos como alicates de unha, também pode transmitir a hepatite B.

Salões de beleza precisam tomar cuidado com a esterelização dos materiais. As manicures também devem tomar a vacina.

A expectativa é que só na capital 1,4 milhão de pessoas com até 29 anos de idade sejam imunizadas contra a hepatite B em 2013. A vacina está disponível nas 441 Unidades Básicas de Saúde e nos Serviços de Atendimento Especializado em DST/Aids, de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento do serviço.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet