Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Escolas municipais e estaduais iram receber tratamento contra a Hanseníase e Geo-helmitos em campanha

Foto: Reprodução

Escolas municipais e estaduais iram receber tratamento contra a Hanseníase e Geo-helmitos em campanha
A Campanha Nacional de Hanseníase e Geo-helmitos que faz parte do Plano Integrado de Ação Estratégicas do Ministério da Saúde tem o objetivo de reduzir cargas dos geo-helmintos (parasitas intestinais conhecidos como “lombrigas”, que causam anemia, dor abdominal e diarreia) que segundo médicos, prejudicam o desenvolvimento e o rendimento escolar da criança.


Com o apoio da prefeitura de Cuiabá, a campanha irá desenvolver atividades em escolas da rede pública de ensino municipais e estaduais da cidade, com crianças entre 05 e 14 anos. A meta da campanha é buscar sinais e sintomas da hanseníase em 100% dos estudantes, e fazer o tratamento de 90% das crianças e jovens com geo-helmintíases. As normas do Ministério da Saúde é que o tratamento da hanseníase seja de 100% nas crianças de adolescentes.

Intervenção do TCE na administração das secretarias estaduais tenta acabar com contas reprovadas
Sub-empreiteira abandona obra na Arena Pantanal; entrega deve atrasar


As crianças do ensino fundamental estão mais vulneráveis ao caso de geo-helmintíases, segunda a coordenadora da Vigilância Epidemiologia, Alessandra Carvalho. “Tendo em vista também que Cuiabá é hiperendêmico para Hanseníase, e havendo vários casos notificados em crianças, faz-se necessário uma intensificação na investigação dessas crianças”, conclui.

Tratamento


O Governo Federal disponibilizou para a capital mato grossense o medicamento para o tratamento da doença, a Albendazol de 400mg, que será administrado em dose única, mediante um termo de autorização assinado pelos seus responsáveis, que será disponível pelas escolas.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet