Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Ministério da Saúde lança campanha de prevenção às DST, Aids e Hepatites Virais nas redes sociais

Nesse 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde preparou uma campanha exclusiva para a mobilização virtual com mulheres que vivem com HIV/AIDS e portadoras das hepatites virais. São histórias de vida que incentivam outras mulheres a se cuidar, a lutar por seus direitos e a refletir por suas vulnerabilidades.


Com o slogan ”A vida pode ser positiva. Com ou sem aids” e “Quebre o silêncio das hepatites com atitude”, as peças publicitárias foram produzidas em parceria com os movimentos sociais de aids e hepatites virais.

As peças – vídeos, cartazes e banners - apresentam testemunhos reais das mulheres vivendo com HIV e portadoras de hepatites que contam suas histórias de vida para incentivar testagem e prevenção. Os depoimentos foram transformados em vídeos de um minuto, 30 segundos e anúncios para internet.

“A ideia do projeto é chamar a atenção para a vulnerabilidade das mulheres de uma forma mais direta e direcionada, abordando questões que geralmente não ganham destaque em campanhas de massa”, explica Dirceu Greco, diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. “Assim, embora o tom da campanha seja positivo, ganhou destaque nas peças que a aids não tem cura e que o tratamento é um desafio. Enfatizamos que a melhor atitude ainda é o diagnóstico precoce e a prevenção”, ressalta Dirceu Greco.

Greco lembra que “apesar do lançamento neste 8 de março, os materiais produzidos são atemporais e podem ser replicados por organizações da sociedade civis e outros parceiros, governamentais ou não”.

O Departamento criou também um site para a campanha. Neste espaço é possível encontrar:

· Publicações para gestores e para a sociedade geral relacionadas à política de combate à aids, às hepatites virais e a outras DST;

· Informações sobre a campanha do Dia Internacional da Mulher;

· Fotos e perfis das protagonistas da campanha;

· Vídeos com os depoimentos das mulheres que vivem e convivem com aids e hepatites virais;

· Vídeos com depoimentos de homens e mulheres sobre a camisinha feminina;

· Notícias sobre ações, políticas e histórias de vida de quem vive e convive com aids e hepatites virais; entre outras informações.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet