Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Influenza A

Mais um caso de Gripe Suína é confirmado em Sinop

Foto: oglobo

Mais um caso de Gripe Suína é confirmado em Sinop
Mais um caso de Gripe Suína, a Influenza A (H1N1) foi confirmado hoje, 19, em Mato Grosso, totalizando três casos. Dessa vez, a doença foi diagnosticada no município de Sinop. Exames laboratoriais confirmaram o vírus na paciente, mas ela passa bem já se encontra no estágio em que não transmite mais a doença.


Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, que confirmou o caso, a paciente estava em viagem ao exterior. Foram realizadas buscas e monitoramento de todas as pessoas que estabeleceram contato com ela e, segundo a Vigilância Municipal de Sinop, os dados conclusivos do monitoramento não apontam para nenhuma pessoa com os sintomas.

No Estado de Mato Grosso foram investigados 13 casos da doença. Desses, 09 foram descartados como sendo Influenza A (H1N1), e três confirmados. O Estado acompanha ainda 01 caso suspeito no município de Rondonópolis, aguardando exame laboratorial.

O caso de Rondonópolis trata-se de uma mulher de 30 anos de idade, moradora do município, que retornou da Europa no dia 07 de junho e que no dia 08 começou a sentir sintomas de gripe e buscou os serviços de saúde. A paciente foi monitorada, passa bem, tendo completado o esquema de medicação e não apresenta nenhum sintoma atualmente. O mesmo monitoramento foi feito com seus contatos próximos e não foi identificada nenhuma pessoa com os sintomas.

Mais um caso suspeito

Hoje o Estado passa a acompanhar mais um caso suspeito de Influenza A (H1N1) no município de Araputanga. Trata-se de uma mulher que procurou os serviços de saúde da cidade e disse que esteve em contato com uma pessoa que estava em monitoramento. Porém os sintomas da gripe desta senhora não apontam para a Influenza A (H1N1). Ela está sendo medicada e passa bem e os exames laboratoriais estão sendo feitos. Todos os procedimentos e manejo de casos serão adotados também neste caso



São considerados Casos suspeitos:

Pessoa que apresentar doença aguda de início súbito, com febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta, na ausência de outros diagnósticos, podendo ou não estar acompanhada de outros sintomas como cefaléia, mialgia, artralgia ou dispnéia, vinculados ao fato de ter retornado, nos últimos 10 dias, de países com casos confirmados de infecção pelo novo vírus A (H1N1) ou ter tido contato próximo, nos últimos 10 dias, com uma pessoa classificada como caso suspeito ou confirmado de infecção humana pelo novo vírus influenza A (H1N1).

Para o Ministério da Saúde, contato próximo é a pessoa que cuida, convive ou teve contato direto com secreções respiratórias ou fluidos corporais de um caso suspeito ou confirmado.

O Ministério da Saúde e as autoridades de saúde mantêm em pleno funcionamento o seu plano de contingência, com monitoramento nacional 24 horas por dia, disponibilização de cerca de 800 leitos em 53 hospitais e estoque de 9 milhões de tratamentos.

NÃO É RECOMENDADO que a população tome medicamentos por conta própria, pois a automedicação pode mascarar ou atenuar sintomas, além de provocar resistência ao medicamento específico para Influenza. Se as pessoas sentirem alguns dos sintomas, devem procurar um serviço de saúde imediatamente.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet