Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

longevidade saudável

Idosos malham, dançam e melhoram saúde em programa gratuito da UFMT

Foto: Stéfanie Medeiros

Idosos malham, dançam e melhoram saúde em programa gratuito da UFMT
Proibido para menores de 60 anos. Esta é a única regra para quem quiser participar do Programa Longevidade Saudável promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso. O Programa Longevidade Saudável começou no ano passado com a junção de dois projetos antigos: um fazia acompanhamento gerontológico para aposentados da UFMT e outro que era voltado para atividades para melhorar a qualidade de vida de idosos de Cuiabá.


A ideia de mesclar senhoras e senhores na casa acima dos 60 foi iniciada pela prof. Dra. Waléria Fett, da Faculdade de Educação Física da UFMT.

Assim como os idosos do Programa, o trabalho também amadureceu com o tempo e em 2013 totaliza a atuação de 50 profissionais, entre graduandos, mestrandos e doutores em Educação Física e profissionais de áreas diversas, como Fonoaudiologia, Medicina, Dança, Odontologia, Música e Serviço Social.

Segundo a prof. Dra. Waléria, a previsão para este ano é de que o Longevidade Saudável atenda cerca de 600 idosos, entre ex-servidores da UFMT e pessoas de toda a cidade de Cuiabá.

Constantemente, Waléria e sua equipe recebem reconhecimento dos idosos relatando que melhoram sua saúde, sua auto-estima, seu convívio social e sua vontade de viver.

 

“Além de você avaliar o perfil fisiológico, questão de pressão arterial, força, equilíbrio, tudo que o exercício traz de benefício, pra gente o que estimula são os relatos de você continuar fazendo (...). É um retorno muito grande de que nós estamos fazendo a coisa certa”.

Dona Catarina, 56, procurou o Longevidade Saudável há 3 anos indicada por uma psicóloga depois que o marido faleceu. Parou de frequentar a academia, a piscina e o salão de dança da UFMT por um problema na coluna em 2012, mas já retornou com todo o ânimo em março deste ano.

“Eu gosto porque conheço bastante pessoas, pessoas diferentes (...) O único problema [de saúde] que eu tinha foi só a coluna, o resto não tenho nada. Para as pessoas que ficam muito sedentárias, tem muitas pessoas que precisam dessa ginástica, é muito importante. Já indiquei pra várias amigas”, afirma D. Catarina.


No programa, os idosos podem fazer atividades de segunda a sexta-feira, durante toda a tarde e alguns dias pela manhã. O Programa retornou suas atividades em março deste ano oferecendo musculação, hidroginástica, dança de salão, capoeira, caminhada ecológica, aulas de informática, coral, treinamento funcional, roda de conversa, oficina da memória, capoeira e avaliações física e funcionais.

Quem quiser se inscrever no Programa Longevidade Saudável pode procurar a Profª Dra. Waléria Fett na coordenação do curso de Educação Física da UFMT ou pelo telefone 3615-8836.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet