Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Taubaté recebe 5 mil doses da vacina contra a gripe H1N1

A Prefeitura de Taubaté confirmou nesta terça-feira (18), que o governo do Estado enviou mais cinco mil doses da vacina contra a gripe H1N1 para o município. O novo lote estará disponível a partir de quinta-feira (20) nos 27 postos da cidade que têm sala de vacinação. Serão cerca de 180 doses para cada posto, que poderão ser tomadas de segunda à sexta-feira, das 8h às 10h30 e das 13h às 15h30, enquanto durarem os estoques.


A prefeitura ressalta que as vacinas enviadas serão aplicadas em crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, trabalhadores da saúde, idosos e doentes crônicos com apresentação e atestado. Todos os grupos atingiram a meta de vacinação do Ministério da Saúde durante a campanha de vacinação e as novas doses são destinadas principalmente ao atendimento de doentes crônicos. A prefeitura reafirma que os postos continuam realizando as vacinas de rotina, além da aplicação da vacina de gripe.

O Posto de Atendimento Médico e Odontológico (Pamo) Central será exclusivamente para a vacinação da 2ª dose das crianças que já foram vacinadas durante a campanha. Essa será a quarta remessa extra que Taubaté recebe desde o último dia 17 de maio. O último lote adicional, com 3 mil doses, foi esgotado na última sexta-feira (14) por volta das 15h.

Desde o início do ano, foram 5 casos fatais da doença em Taubaté. Outro óbito ocorrido no dia 11 de junho aguarda o resultado do exame realizado no Instituto Adolfo Lutz.

Mortes na região
A Prefeitura de Taubaté confirmou nesta segunda-feira (17) mais uma morte causada pela gripe H1N1 na cidade. A vítima é um idoso de 75 anos que morreu no Hospital Universitário no dia 7 de junho. Segundo a pasta, ele tinha um quadro cardiovascular e renal crônico. Cidades do Vale do Paraíba e região bragantina somam 20 vítimas fatais por gripe H1N1 neste primeiro semestre.Em São José dos Campos, a situação é a mais crítica entre as cidades da região com sete mortes registradas até essa semana.

Em São José dos Campos, uma morte foi confirmada no último dia 3 de junho, mas o perfil do paciente não foi divulgado. Anteriormente, uma mulher de 31 anos morreu no dia 29 de maio e uma idosa de 70 anos morreu no dia 12 de maio. A outra morte aconteceu no dia 8 de maio - uma mulher de 44 anos, que faleceu na Santa Casa. Os três casos restantes ocorreram os dias 25, 23 e 9 de abril, quando uma mulher de 50 anos, um jovem de 16 e um homem de 54 morreram no Hospital Municipal, respectivamente.

Em Taubaté, o primeiro caso foi de um idoso de 62 anos que morreu em 17 de abril, o outro foi de uma vítima de 52 anos em 6 de maio e o penúltimo, um idoso de 65 anos no dia 16 do mesmo mês. A penúltima, de um homem de 38 anos, foi confirmada no dia 28 de maio. Os dois primeiros óbitos foram de pacientes que estavam internados no Pronto Socorro e os dois últimos no Hospital Regional.

Os outros casos na região foram registrados em Jacareí, onde ocorreram duas mortes --uma confirmada nesta segunda-feira (3) e um homem de 48 anos que morreu no dia 12 de maio. Em Joanópolis, um homem de 38 anos morreu no dia 19 de maio. Em Bragança Paulista, a única vítima fatal foi um homem de 41 anos que morreu há no dia 14 de maio. Em Atibaia, são três vítimas - uma mulher de 28 anos, uma mulher de 25 anos, e um homem de 41 anos.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet