Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Tecnologia reduz radiação na tomografia

Foto: Reprodução

Tecnologia reduz radiação na tomografia
Cardiologista explica que tomógrafo de 128 canais realiza exames com dosagem menor de radiação, beneficiando os pacientes


Um estudo realizado na Austrália revelou que crianças e adolescentes submetidos a tomografias computadorizadas têm risco maior (24% a mais) de desenvolver câncer do que aqueles que nunca fizeram o exame. “Apesar de o risco ser maior, ainda não se estabeleceu uma causa direta entre a realização de tomografias e o desenvolvimento de câncer. Porém, a recomendação atual é para sempre controlar a dose a que o paciente é submetido”, explica Dr. Roberto Candia, cardiologista especialista em tomografia cardíaca, do laboratório Cedic Cedilab .

Contudo, o médico ressalta que as mães não precisam ficar preocupadas. “A tecnologia avançou muito. Hoje, temos alternativas para diminuir a radiação emitida nos exames”, esclarece. O cardiologista conta que o tomógrafo de 128 canais é uma das opções para fazer tomografias sem excesso de radiação ionizante.

“Os exames realizados neste aparelho possibilitam o emprego de uma dose menor de radiação em relação aos tomógrafos convencionais. Isto é possível devido a uma técnica moderna e revolucionária de reconstrução de imagens, denominada ASIR. Estudos demonstraram que esta tecnologia faz com que a dose emitida por este tipo de tomógrafo seja até 83% menor do que nos outros aparelhos comuns”, garante Dr. Roberto.

O cardiologista destaca que as células das crianças ainda estão em formação, tornando-as mais suscetíveis às doses de radiação. “Além disso, esta é uma população que ainda poderá ser submetida a muitos exames radiológicos ao longo da vida, ou seja, as chances de desenvolver alterações tardias relacionadas à exposição à radiação são maiores. Por isso, a importância de se realizar exames em tomógrafos mais avançados que possuam tecnologia de redução da radiação”, reforça.

Mais precisão nos exames coronarianos

O tomógrafo de 128 canais, instalado no Cedic Cedilab, é um dos mais avançados do estado e, por isso, é tão recomendado para exames de coração. “A vantagem deste exame é que ele permite, de maneira não invasiva, o diagnóstico preciso de doenças coronarianas. Desta maneira, é possível identificar obstruções em um estágio precoce, em que o paciente ainda não apresentou sintomas”, comenta Dr. Roberto. Ele acrescenta que esta precisão ajuda o médico a traçar um tratamento mais efetivo, com o intuito de diminuir a progressão da doença.

O médico explica que o exame é rápido e dura, em média, 15 minutos. “As imagens do coração são adquiridas em 8 segundos”, conta.

Sobre o Cedic Cedilab

O Cedic Cedilab atua na área de medicina diagnóstica em Mato Grosso e tem como princípio a excelência no atendimento e máxima eficiência na realização de exames laboratoriais e de imagem. O Cedic Medicina Diagnóstica foi fundado em 1995 e o Cedilab Medicina Laboratorial, em 2000. A união das duas marcas tem o objetivo de oferecer as melhores soluções em exames laboratoriais e por imagem em um mesmo local, garantindo conforto e conveniência ao cliente. São mais de três mil tipos de exames oferecidos em 9 unidades de atendimento. A marca conta, ainda, com uma unidade 24 horas de diagnóstico por imagem, instalada dentro do Hospital Cuiabá. Além disso, o Cedilab possui as certificações ISO 9001, de gestão de qualidade; ISO 14001, de gestão ambiental; do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC); e a Proficiência em Ensaios Laboratoriais (PELM). O Cedic Cedilab investe constantemente em tecnologia e equipamentos de ponta e possui uma equipe médica composta por profissionais altamente capacitados. Para mais informações acesse o site www.cediccedilab.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (65) 3319-3319.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet