Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Nasa já descobriu 10 mil asteroides e cometas perto da Terra

A Nasa, agência espacial americana, alcançou a marca de 10 mil asteroides e cometas descobertos. Todos eles podem passar próximos a Terra.


O telescópio PanSTARRS foi quem detectou o 10.000º objeto espacial nas proximidades da Terra, o asteroide 2013 MZ5. Segundo Lindley Johnson, da Nasa, encontrar 10 mil objetos perto do planeta representa uma marca significativa.
O problema é que apesar de parecer muito, há um número pelo menos 10 vezes maior ainda a ser descoberto. Isso significa que a busca por objetos celestes que possam impactar e causar danos significativos aos cidadãos da Terra está longe de acabar.

Esses objetos próximos da Terra são asteroides e cometas que podem se aproximar da Terra até uma distância orbital de 45 milhões de quilômetros. O tamanho deles pode ser de apenas alguns centímetros, o que os torna de difícil detecção. Mas há também aqueles com dezenas de quilômetros, como o do asteroide 1036 Ganymed, o maior do tipo já descoberto, com quase 41 quilômetros de diâmetro.

O asteroide 2013 MZ5, considerado o 10.000º objeto espacial encontrado, tem aproximadamente 300 metros de diâmetro. A órbita deste corpo já foi analisada e não inclui uma passagem pelo planeta próxima o suficiente para ser considerada potencialmente perigosa.

Dos 10 mil objetos descobertos, cerca de 10% tem mais de um quilômetro. Este tamanho é considerado grande o suficiente para causar impacto caso atingissem a Terra. Mas a Nasa acredita que nenhum desses objetos maiores são uma ameaça ao planeta atualmente.

Essas descobertas foram feitas pelo programa NEO (Near-Earth Object Observations Program), que estuda e monitora asteroides e cometas cujas órbitas periodicamente ficam próximas da Terra. O telescópio PanSTARRS ajuda nessa missão.

PanSTARRS fica a 3 mil metros acima do cume da cratera vulcânica do Monte Haleakalā, no Maui. Operado pela Universidade do Havaí, o telescópio faz parte dos projetos financiados pela Nasa.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet