Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

descaso

Grávida espera 5 meses por exame de ultrassom em Santa Bárbara, SP

A internauta Carla Oliveira, de 25 anos, espera há cinco meses para fazer um exame de ultrassom em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Santa Bárbara d'Oeste (SP). Grávida de...

A internauta Carla Oliveira, de 25 anos, espera há cinco meses para fazer um exame de ultrassom em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Santa Bárbara d'Oeste (SP). Grávida de quase sete meses de um menino, ela ainda não conseguiu fazer a análise médica na unidade do Centro por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A reclamação foi enviada por ele por meio do VC no G1.


Costureira, e já mãe de um casal, ela teve que pagar R$ 80 para fazer o exame, levar o resultado para a médica da UBS e saber o sexo do bebê. "É um absurdo. Até a médica ficou surpresa pela demora. Eu sei que tenho direito a pelo menos um exame", afirmou. Carla disse que o pedido foi feito em maio, logo depois da consulta em que ela soube que estava grávida.

Nota da Redação: A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d'Oeste informou que o exame da internauta está agendado para o dia 4 de outubro deste ano. O bebê dela está previsto para nascer próximo do dia 26 de novembro. A Prefeitura disse ainda que o agendamento consta no sistema e foi confirmado pelo setor de regulação, sendo encaminhado o comprovante e o pedido à UBS do Centro de Saúde II, onde a gestante fez pré-natal no dia 11 de setembro. A nota afirma ainda que, por meio do programa "Gestação Saudável", iniciou recentemente ações para minimizar a espera pelo exame, realizando os ultrassons obstétricos três vezes por semana em cinco períodos entre manhã e tarde. O intuito é zerar a fila de ultrassonografia para gestantes nos próximos 30 dias. Em relação ao aparelho, o equipamento é novo, recém-adquirido, e está em perfeitas condições. "Os atendimentos gratuitos da rede facilitarão o acesso das mães ao serviço, não sendo necessário o pagamento particular pelo ultrassom obstétrico. O Programa teve início na segunda-feira (9), no Centro de Especialidade Médicas, e seguirá até o dia 7 de outubro. Cerca de 300 pacientes serão atendidas no período".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet