Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Cientistas australianos fazem testes com roupa de mergulho antitubarão

Na costa oeste da Austrália, turistas são atacados com frequência por tubarões. Um dos alvos preferidos são os surfistas. Por isso, cientistas australianos desenvolveram uma roupa de mergulho antitubarão.


Os tubarões têm fama de ferozes e assassinos, mas só atacam quando estão com fome ou se sentem ameaçados. E quanto à visão, um estudo recente descobriu que eles são daltônicos. Só conseguem enxergar em tons diferentes de cinza.

Ao descobrirem isso, Craig Anderson e seu sócio, junto com pesquisadores da Universidade da Austrália, pensaram em uma roupa antitubarão. A ideia é confundir o animal.

Um dos modelos tem listras pretas e brancas, e dá resultado. O tubarão enxerga a roupa, mas não a confunde com uma presa. O outro tem desenhos de ondas azuis e brancas, muito parecido com o mar. O rei dos mares não identifica nada.

Os pesquisadores fizeram um teste com os tubarões tigres, que vivem em águas australianas. Um deles rejeita o traje especial, mas ataca com a voracidade de sempre a roupa preta comum de mergulho.

Por enquanto, as roupas antitubarão foram licenciadas apenas para o empresário Bob Lushey. Os pesquisadores dizem que a roupa ainda precisa ser aprimorada, mas têm tudo para dar certo, e deixar a adrenalina dos surfistas só por conta das ondas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet