Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Equipe de voluntários faz mutirão e atende mais de 150 pacientes com diabetes

Uma equipe disposta e cheia de energia fez o Ceadas lotar nessa manhã de sábado (21). Apesar do forte calor os pacientes convocados pela Central de Regulação compareceram para passar pela triagem, a cargo de uma equipe de enfermeiras e técnicas, que atenderam a cada um encaminhando para dois tipos de atendimentos diferentes.


“Os casos constatados com diabetes descompensada já saem daqui com a solicitação dos exames laboratoriais específicos e mais o do fundo do olho. Além disso, providenciamos o agendamento da consulta com o médico endocrinologista, para que inicie o tratamento o mais rápido possível”, explicou a gerente do programa de diabetes da Secretaria Municipal de Saúde, Kelly Laura de Lima.

A secretária de Saúde Marildes Ferreira disse o mutirão faz parte do plano de ação do Programa Hipertensão e Diabetes (SisHiperdia) do Ministério da Saúde, que deve preparar o município para enfrentar e deter as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como acidente vascular cerebral, infarto, câncer, diabetes e hipertensão arterial. “O primeiro mutirão foi realizado em julho último, com 170 pacientes e o terceiro acontecerá em novembro, quando projetamos atender mais 200 pacientes”.

Para a coordenadora do Ceadas, Conceição Abreu, envolver a equipe nesse mutirão mostra o comprometimento de todos nos programas da Secretaria. “Hoje, estamos em mais de 30 pessoas, de várias unidades, trabalhando aqui voluntariamente por esses pacientes. Além disso, o endocrinologista Arthur Emílio começa a traçar um novo sistema de atendimento, com pacientes já pré-diagnosticados e agendados, o que vai, certamente, acabar com as filas de espera”.

Dos mais de 150 pacientes atendidos na manhã de sábado, o jovem Marcos Vinícius Torremocha, de 26 anos, saiu satisfeito do Ceadas. Assim, com os mutirões é feito uma peneira entre os pacientes e selecionados os que mais precisam do especialista. “Está muito mais rápido chegar ao consultório do endocrinologista e isso é muito bom”.

O próximo mutirão de atendimento aos diabéticos acontece em novembro, fechando o projeto para 2013 de demanda reprimida.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet