Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Congresso analisa isentar albinos aposentados de imposto de renda

Um projeto de lei aprovado em tramitação no Legislativo pretende isentar do pagamento de imposto de renda pessoas com albinismo aposentadas. A proposta inclui a síndrome numa lista de 16 doenças que já asseguram o direito à isenção do imposto, de acordo com a Lei 7.713/1998, entre elas a tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, cegueira, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson.


A proposta foi aprovada na Comissão de Assuntos Sociais do Senado na última quarta-feira (5) e agora segue direto para análise da Câmara, sem precisar passar pelo plenário do Senado, desde que não haja recurso.

O albinismo é uma doença que afeta as cores do cabelo, da pele e dos olhos e muitas vezes os portadores podem desenvolver um câncer de pele. O senador Eduardo Amorim (PSC-SE), médico e autor do projeto, argumenta que pessoas com albinismo "gastam o que não têm" para fazer o tratamento e a prevenção da doença.
Essas pessoas têm que pegar o pouco de recurso que têm para manter a saúde"
Eduardo Amorim (PSC-SE),
médico e autor da proposta

"Essas pessoas têm que pegar o pouco de recurso que têm para manter a saúde", afirmou ao G1. "Elas precisam viver em uma condição melhor e uma forma que a gente tem de buscar a igualdade mínima é só tratando de maneira diferente".

A relatora, senadora Ana Amélia (PP-RS), defende que os portadores de albinismo têm a força produtiva reduzida e necessitam de tratamento de saúde, além de cuiados especiais. "Eles despendem quantias significativas para a aquisição de medicamentos, material médico-hospitalar e acompanhantes", afirmou no relatório.

Procurada pelo G1, a Receita Federal informou que não comenta projetos em tramitação no Congresso Nacional.

Albinismo
O albinismo é causado por um gene recessivo que afeta a cor do cabelo (deixa um aspecto esbranquiçado ou amarelho-palha), da pele (torna-se branca) e dos olhos (podem ficar avermelhados ou azuis). O albinismo também afeta animais e plantas.

A melanina é produzida a partir de um aminoácido chamado tirosina e exerce a função de proteger a pele contra a radiação ultravioleta, além de impedir que haja alterações no material genético, que podem causar problemas como o câncer. Os albinos têm pouca ou nenhuma produção dessa substância.

O albinismo não pode ser confundido com vitiligo. O vitiligo é uma doença adquirida onde há morte dos melanócitos em determinadas partes do corpo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet