Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

com moderação

Consumo de álcool aumenta no carnaval, veja dicas de como curtir a folia sem prejudicar a saúde

Foto: Reprodução

Consumo de álcool aumenta no carnaval, veja dicas de como curtir a folia sem prejudicar a saúde

Consumo de álcool aumenta no carnaval, veja dicas de como curtir a folia sem prejudicar a saúde

Carnaval é sinônimo de folia, badalação, paquera, bebidas. As pessoas nesta época estão  animadas para curtir a festa. A questão é que o efeito das bebidas alcoólicas no organismo humano podem causar efeitos desagradáveis e consequências ruins ao ser ingeridos sem moderação.


Leia mais O Carnaval chegou e você não sabe o que fazer? O Olhar Conceito te indica a melhor programação

A maioria dos registros de acidentes automobilísticos e brigas em geral assim como as principais ocorrências médicas no período do Carnaval estão relacionadas direta ou indiretamente com o consumo e o abuso do álcool.

Para poder curtir a folia do carnaval sem ter nenhum tipo de incidente é preciso alguns cuidados com a saúde, principalmente para aqueles foliões que estão presentes durante os cincos dias de festa.

O especialista em Cirurgia Gral e coordenador do Pronto Atendimento (PA) do Hospital Santa Rosa, em Cuiabá, doutor Marcelo Sepulveda, dá dicas de como cuidar da saúde para curtir o carnaval. Em sua avaliação, o período se assemelha a uma maratona e assim como um atleta, o folião deve se preparar antes para participar do evento sem colocar a própria vida e a dos outros em risco.

Para o médico, é preciso cuidados básicos com a alimentação e principalmente com a hidratação do organismo, pois a ingestão alcoólica neste período aumenta. Sepulveda explica que a falta de atenção com esses itens aumentam o efeito do álcool.

O especialista alerta também sobre o consumo de energéticos, que são consumidos geralmente em associação com álcool e drogas ilícitas. Para ele os energéticos jogam para frete o efeito da embriagues, porém impedem o individuo de ficar embriagado. Quando o folião percebe o nível de embriagues já pode estar irreversível.

Hidratação do organismo é essencial para amenizar o efeito do álcool

Alguns foliões acham que o consumo do energético prolonga a animação e a ação do álcool demora a fazer efeito no organismo, mas pelo contrário. A combinação excessiva prejudica ainda mais a saúde, causando desidratação. O Energético não substitui a água. Se caso houver consumo do produto associado às drogas, o quadro pode se agravar ainda mais.

A faixa etária dos que procuram atendimento médico no período de Carnaval é outro fator destacado pelo médico. Ele argumenta que nesse período sempre atendeu pacientes jovens, porém, ressalta que a idade está cada vez mais reduzida.

Os pacientes procuravam o Pronto Atendimento eram jovens entre 25 e 30 anos. Atualmente, a faixa etária é de 17 e 18 anos e até mesmo adolescentes com idades menores, com sintomas de embriagues e desidratação causados pelo efeito do álcool ou energético.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet