Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Em 20 dias, 4 mil meninas recebem vacina contra HPV em Santarém

A Campanha de vacinação contra o Papiloma Humano (HPV), aberta no dia 10 de março, já imunizou pouco mais de 4 mil meninas entre 11 e 13 anos, em Santarém, oeste do Pará. A meta do Ministério da Saúde é vacinar em média 27 mil garotas em todos os municípios da região.


Para Santarém foram disponibilizadas 10 mil doses. Faltando poucos dias para o encerramento da campanha, a coordenadora de epidemiologia da Divisão de Vigilância em Saúde, enfermeira Manuela Cunha, explica que a dificuldade de acesso a alguns locais prejudica o cumprimento das atividades.

“Nós acreditamos que em virtude de toda a característica do município de Santarém, principalmente a zona rural, que nós temos comunidades que só conseguimos chegar após 12 horas de viagem, então tudo isso interfere no alcance dessa meta. Em conjunto com outros setores da Secretaria Municipal de Saúde [Semsa] são programadas viagens para essas áreas, especialmente para as áreas ribeirinhas”, ressaltou a enfermeira.

O HPV é um vírus que possui mais de cem variações, e é transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas, infectando cerca de 290 milhões de mulheres em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina contempla os tipos mais corriqueiros de HPV: os tipos 6 e 11, ligados a 90% das verrugas genitais, e os tipos 16 e 18 , relacionados a 70% dos casos de câncer de colo do útero, que matou 5.160 mulheres no ano de 2011.

Segundo Manuela Cunha, a meta da cidade é alcançar 8 mil imunizações até o encerramento da campanha, dia 10 de abril. “Nós pretendemos alcançar a meta de no mínimo 8 mil vacinadas, mas após isso a vacina vai continuar disponível nos postos de saúde”, garantiu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet